Como organizar uma mudança para outro estado

Na matéria de hoje, abordaremos um tópico muito interessante e que acontece com mais frequência do que imaginamos: como organizar mudança para outro estado.

No entanto, esse tipo de mudança acontece todo dia, pelos mais diversos motivos. Iremos falar como fazer uma mudança interestadual, os cuidados especiais e burocracias encontradas pelo caminho.

Mudança Compartilhada ou Exclusiva

Primeiramente uma mudança para outro estado, também chamada de mudança interestadual, pode ser feita de 2 formas: Da forma Exclusiva, onde a empresa irá levar apenas a sua mudança, ou a mudança compartilhada, chamada de “Aproveitamento de Carga”, onde a empresa irá coletar sua mudança e irá aguardar até que o caminhão esteja completamente cheio, para aí sim levar a mudança para o mesmo destino das outras.

No entanto, nas duas modalidades devemos preparar a mudança igualmente. A embalagem dos itens deve ser muito bem feita, sem economia de material. As boas empresas as vezes fazem até dupla embalagem nos itens mais frágeis.

Devemos lembrar que nossos itens ficarão por um bom período dentro do baú do caminhão, pegando calor ou frio excessivos, e devido às condições precárias das estradas federais do Brasil, um grande buraco que poderá danificar os itens não está descartado. Por esses motivos que a embalagem deve ser a etapa mais importante dessa modalidade de mudança.

Mudança compartilhada para outro estado

Porém, se você vai se mudar sozinho para outro estado, então terá mais flexibilidade para fazer a mudança no modo compartilhado, pois isso lhe proporcionará uma grande economia de dinheiro. Você poderá ficar em algum hotel ou casa de amigos, sem maiores problemas, até que sua mudança chegue e você consiga montar sua nova moradia.

Mudança Exclusiva para outro estado

Agora, se estamos falando de uma família com pais e filhos, a  história muda um pouco. Pagar hotel para 4 pessoas pode sair bem caro, e acomodá-los em casas de parentes também será um grande transtorno. Por isso, a mudança exclusiva é a mais indicada, pois será feita como uma mudança normal, a unica diferença será o tempo de percurso entre um estado e outro.

 

Valor de uma mudança para outro estado

E devemos ter em mente que uma mudança desse porte não costuma ter um valor baixo. Preferimos falar em valores justos, pois os custos de viagem de uma empresa são muitos, como pedágios caríssimos, combustível do caminhão, diária do motorista e pelo menos 2 funcionários que irão viajar e precisarão ficar em hotel, se alimentar e outros pormenores.

Quer saber  Quanto custa uma mudança interestadual? Clique aqui

Também temos a questão fiscal de uma série de papéis que a empresa deve apresentar no posto de controle quando entra em um novo estado. Novamente , custos extras.

Porém, se a mudança for inevitável, tenha esses procedimentos em mente. Garantimos que a experiência ficará muito mais tranquila se nossas dicas forem seguidas, e conte-nos futuramente como foi a sua experiência!

 

Veja mais:

Quanto custa uma mudança residencial?

Quanto custa uma mudança interestadual?

Posts relacionados