Embalagens para Mudança

No assunto de hoje explicaremos tudo sobre embalagens para mudança.

Certamente este é um tema que pode ser considerado o “coração” da mudança, uma das partes mais importantes, senão a mais importante de todo o processo que engloba uma mudança, seja ela residencial, comercial, local, interestadual, pequena ou de grande porte.

No entanto iremos falar sobre as embalagens que são utilizadas em um serviço básico de mudança, bem como suas variações e onde é usado cada material.

Por quê embalar sua mudança?

Nesse momento você deve estar pensando:Ora, por quê devo embalar minha mudança? Não é só carregar o caminhão com meus pertences e pronto”?

Esta é uma duvida muito comum nas pessoas que nunca precisaram mudar. Vamos aos pontos:

Entretanto a embalagem dos itens da mudança é o que garantirá que eles cheguem inteiros ao seu destino. Mesas, cadeiras, sofás, mesinhas de canto, racks, puffs, cristaleiras, louças, talheres, vidros, equipamentos eletrônicos em geral, eletrodomésticos e roupas, todos tem um material apropriado para realizarmos o acondicionamento de forma segura.

Vamos iniciar pela embalagem mais básica e utilizada de todas – a famosa “Caixa de Papelão”

Primeiramente utilizamos caixas de papelão para embalar itens variados, desde itens delicados como copos, xícaras, estatuetas, bibelôs, até itens mais resistentes como almofadas, brinquedos, sapatos, etc. Clique aqui e descubra como montar caixas para mudanças.

Portanto existem vários tamanhos e tipos de caixa, cada empresa opta por usar um padrão que lhe convém, isso significa que não existe uma padronização de tamanhos e espessuras das caixas; estes 2 itens podem variar bastante.

Geralmente as empresas têm 2 tamanhos padrões de caixas, onde costumam chamar de “caixa pequena” e “caixa grande“. Existe também a “gramatura” da caixa, que significa a espessura do papelão atrelada ao seu peso.

Quando dizemos que uma caixa tem gramatura de 400, significa que este é o peso individual da caixa sem embalagem nenhuma. Caixas com maior gramatura são mais resistentes do que as caixas com menor gramatura.

Plástico Bolha ou Plástico Bolinha

Mais conhecido como plástico bolha, esse material consiste em um plastico bem fino composto por micro bolinhas de ar. Muito comum encontrarmos em eletro-eletrônicos como tvs de lcd, led, plasma, notebooks, home-theaters e uma série de outros aparelhos.

Primeiramente o plástico bolha é usado para acondicionar uma diversidade enorme de materiais, podendo ser usado em louças, eletronicos, cds, garrafas, quadros, vidros, sofás e muitos outros.

Enfim, este material também conta com diferentes especificações, podendo ser mais espesso ou mais fino, com tamanhos de bobinas na ordem de 1,20m x 100m. Item indispensável em uma mudança.

Fita Adesiva

Outro item primordial na execução de uma boa mudança, a fita é usada para praticamente tudo. Desde fechamento de caixas para mudança, junção de plástico bolha até na embalagem individual de cada item da sua residência.

Entretanto encontramos diversos tamanhos e qualidades no mercado em geral, porém o mais comum é encontrar rolos de 40m. É quase impossível efetuar uma mudança sem uma boa dezena de fitas adesivas.

Papel Manilha

Esse material é famoso por ser utilizado prioritariamente em louças, é também conhecido por sua resistência e manuseabilidade. Mas pense nele como uma folha de jornal sem a impressão.

Também vendido na forma de “resmas” com 20kgs cada, é oferecido pela maioria das empresas de mudanças, mas também encontramos serviços feitos sem a utilização do mesmo.

Papel Seda

Primeiramente um material delicado que se assemelha à folha de papel manteiga, a folha de seda é prioritariamente utilizada para embalar cristais, por ser delicada e resistente ao mesmo tempo, evita qualquer tipo de risco ou dano às tão frágeis peças de cristal. É um material mais específico, encontrado apenas em empresas que prestam um serviço nível AAA.

Papelão Ondulado

Famoso e muito utilizado, o papelão ondulado pode ser visto como uma caixa de papelão em forma de bobina (rolo). Também encontrado em diversos tamanhos e gramaturas, é muito utilizado em sofás, quadros e poltronas.

Enfim a sua fácil manuseabilidade permite que se mantenha o desenho original do item a ser embalado.

Papel Kraft

O papel kraft é a matéria prima do papelão ondulado, e também pode ser entendido como um papelão ondulado mais delicado, para embalagens mais refinadas.

Um material bem raro de se encontrar em empresas de mudanças devido ao seu alto custo, tendo seu lugar mais em mudanças internacionais.

Caixa Marfinite

Apesar do nome, essa caixa é um simples invólucro de plastico de alta resistência. Geralmente é utilizado para acondicionar pequenos itens para facilitar o transporte.

Caixas Colméia

São caixas de madeira revestidas com espuma, reutilizáveis, de propriedade da empresa, para acondicionar taças e copos. Muito prático para evitar o uso de papel seda e papel manilha, com um excelente grau de proteção para as peças nela embarcadas.

Cordas

As cordas são utilizadas para diversos fins. Existindo em diversos materiais, entretanto as mais famosas são as cordas de sisal e a de poliéster trançada.

São utilizadas para prender a carga no caminhão, e também para içamentos e outras finalidades menos importantes.

Temos aqui também uma calculadora de embalagem para mudança, nela você consegui estimar quais os materiais necessários para a sua mudança.

Estes são os principais e mais utilizados materiais de embalagens, encontrados na grande maioria das empresas de mudanças. Agora você já sabe a finalidade de cada material e como ele é utilizado na sua mudança.

Posts relacionados