Planilha ou checklist para organizar a mudança

Montar uma planilha ou checklist para organizar a mudança é essencial para evitar mais estresse nesse momento. Afinal, mudar de endereço requer planejamento e tem uma série de cuidados envolvidos.

Por onde começar a planilha ou checklist para organizar a mudança

Planilha ou checklist para organizar a mudança

Primeiramente, pegue seu computador ou caderno e anote os principais períodos que antecedem uma mudança. São eles: 1 mês (30 dias), 25 dias, 15 dias, 10 dias, 5 dias e véspera. Confira abaixo os detalhes que você deve destrinchar em cada um.

1 mês antes

Em primeiro lugar, está a contratação da empresa para fazer a sua mudança. A sua planilha ou checklist para organizar a mudança começa por aqui. Anote as opções disponíveis e de confiança da sua região. Ligue, peça orçamentos e já faça a sua escolha. Entretanto, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas para evitar dor de cabeça. Anote-as também!

25 dias

Começa aqui a preparação para embalar seus itens. Caso a transportadora não forneça as caixas de papelão, plástico-bolha e fitas adesivas, compre-as já. Descreva a quantidade de cômodos e o que precisa embalar, pois isso ajudará na compra do material.

Depois que estiver com tudo em mãos, comece a separar seus pertences, deixando o que não usará mais para doação. Importante: faça um cômodo por vez e identifique as caixas. Escreva a ordem de importância dos ambientes.

15 dias, meio do caminho na sua planilha ou checklist para organizar a mudança

Aqui, seus objetos pessoais e móveis dos cômodos que usa menos já devem estar arrumados. Deixe por último as roupas que usa no dia a dia e itens como sofá, copos e talheres, pois você ainda irá precisar deles. Eletrônicos de uso diário também devem permanecer nos seus lugares. Anote na planilha o que ficará para os últimos dias para não se esquecer de nada.

10 dias

Assim que possível, no mínimo 10 dias antes, comece a comunicar a sua mudança de endereço. Fale com as operadoras de serviços como luz, telefone, internet e TV a cabo e já providencie a transferência ou cancelamento deles. Além disso, como parte da sua planilha ou checklist para organizar a mudança, avise também ao seu trabalho, amigos e familiares.

Não esqueça de bancos, seguros e outras entidades públicas e privadas que precisam ser comunicadas. Por isso, faça uma lista com os nomes, telefones e endereços, quando necessário, para não pular nada.

5 dias

Planilha ou checklist para organizar a mudança_comodo

Agora, você deve preparar o seu kit sobrevivência. Nele, coloque mudas de roupa, itens de higiene pessoal, objetos de valor, talheres, copos e louças que vá precisar nos primeiros dias na casa nova. Liste tudo na sua planilha ou checklist para organizar a mudança.

Aqui também é a hora de encaixotar os cômodos que faltaram e deixar tudo pronto.

Véspera, o fim da planilha ou checklist para organizar a mudança, mas o começo da vida nova

Por fim, no último dia na casa atual, é hora de tirar a comida da geladeira, desliga-la, tirar o fogão da tomada e embrulhar os últimos pertences. Se você tiver um pet, não esqueça as coisinhas dele. É importante que você coloque na sua planilha tudo o que quer deixar para esse momento. Assim, você consulta nela as informações quando chegar a hora e não perde nada.