Como transportar plantas na mudança

Como transportar plantas na mudança

Quem tem plantas em casa e precisa se mudar tem logo a preocupação: “como transportar plantas na mudança”? Afinal, elas são parte da família e merecem receber o devido cuidado nesse processo. Para te ajudar, foram separadas abaixo 4 dicas de como transportar plantas na mudança sem danificá-las!

1) Regue na véspera da mudança

Para começar, regar no dia da mudança ou na hora de sair pode dificultar o transporte da planta, pois ela ficará mais pesada e poderá fazer uma grande sujeira com a água escorrendo por baixo do vaso.

Além desse cuidado, para evitar transtornos com a terra, mesmo seca, deixe um plástico embaixo da planta durante o transporte. Você deve regá-la assim que ela estiver acomodada na casa nova e durante o caminho, se ele for longo.

2) Organize-as de acordo com o tamanho

Para saber como transportar as plantas na mudança devidamente, lembre-se de organizá-las de acordo com o tamanho.

Plantas pequenas podem ser reunidas em caixas abertas. Simultaneamente, as grandes precisam ser acomodadas lado a lado no transporte para que uma sirva de apoio para a outra. Assim, elas não cairão e nem sairão rolando no trajeto.

3) Proteja as plantas e quem irá carregá-las

Plantas como cactos e rosas, que possuem espinhos, devem ser envolvidas com um papelão ou plástico-bolha. O mesmo serve para plantas com galhos mais compridos.

Assim, elas não irão machucar ninguém que as pegará e também terão sua estrutura preservada. Isso porque, elas tendem a se prender mais facilmente em tecidos e outros materiais do que plantas que não possuem essas características.

4) Fique atento ao trajeto e ao transporte

Se o caminho até a casa nova for muito longo é essencial ter alguns cuidados em como transportar as plantas na mudança:

  1. Combine com o motorista do transporte de ele abrir as portas do caminhão para ventilar as plantas em cada parada que fizer, caso ele seja fechado;
  2. Leve uma garrafa de água com você e regue as plantas dentro do caminhão nessas paradas. Não encharque;
  3. Se o caminhão for aberto, é preciso amarrar bem as plantas e organizar os vasos para não correr o risco de eles caírem do veículo;

Dica extra: se você tiver muitas plantas, vale pensar na possibilidade de contratar uma empresa especializada nesse tipo de transporte. Geralmente, caminhões abertos são mais indicados e eles saberão como amarrar galhos e sustentar as plantas durante o caminho.

Posts relacionados