Checklist Mudança empresarial, 7 dicas importantes

Hoje iremos falar sobre um tema muito interessante que tem por objetivo elencar todas as premissas de um tipo de mudança muito comum no ramo: ao checklist de mudança empresarial ou comercial.

Mudança empresarial ou comercial assim denominadas quando falamos em escritórios e empresas, principalmente se o local de carga e descarga for em um prédio comercial. Para esse tipo de mudança, as prerrogativas são muito importantes, assim como o pré-planejamento de tudo o que será feito no período que antecede a mudança até seu efetivo acontecimento.

Por este motivo, fazer um checklist da mudança empresarial é de suma importância. Descrever todas as áreas da empresa, suas funções, suas atribuições, as acoes que serão tomadas e como iremos mobilizar todo o pessoal da empresa, não é uma tarefa fácil.

Primeiro de tudo devemos designar um responsável para essa tarefa. Uma pessoa de confiança, como um gerente ou diretor de RH, ou um supervisor de compras, para exemplificar, podem ser designados a cuidar do processo desde o início.

CheckList mudança empresarial , 7 dicas importantes!

1) Inicialmente, sua empresa deverá receber os vistoriadores das transportadoras para fazer a vistoria e o orçamento. Essa etapa é muito importante, pois é aqui que será visto todo o material de embalagem, quantos embaladores e carregadores irão, quantos caminhões serão necessários, etc.

Mudanças empresariais são quase que obrigatoriamente feitas à noite ou em finais de semana, na virada da sexta pro sábado ou do sábado pro domingo.

2) Após selecionada a empresa ganhadora, o responsável deverá se certificar se é permitido parar caminhões na rua ou avenida da empresa.

Existem diversos lugares onde é necessário autorizações especiais para realizar as mudanças, logo, esse ponto também é crucial para o bom funcionamento do serviço que será feito.

3) Transposta esta etapa, o responsável deverá se reunir com a diretoria para delegar sub-responsáveis em cada área. Geralmente o gerente ou líder de cada departamento ficará responsável pela sua equipe, mobiliários e itens diversos que compõem o espaço físico de cada área.

4) Deve-se também verificar o novo local de destino sob 2 aspectos: a questão da permissão de parar caminhões na rua, os horários do edifício assim como no local original, e deve-se também antecipadamente finalizar a infraestrutura no novo local. Luz, internet, telefonia, cabeamento e adjacências deverão estar em pleno funcionamento antes da mudança, afim de não atrasar os trabalhos da empresa.

5) Até esta etapa, já percorremos um bom caminho. Marcado o dia da mudança, a empresa de transportes deverá começar os trabalho com certa antecedência, levando todo o material de embalagem e etiquetando cada departamento com cores ou siglas diferentes. Os funcionários da empresa irão ajudar, e é comum cada setor da empresa ficar definido por uma cor nas etiquetas.

6) Essa etapa também é delicada e crucial. Se a empresa deixar a embalagem bem adiantada e devidamente etiquetada, já estarão liberados para desmontar e desligar os serviços essenciais apenas no dia da mudança.

7) É normal a empresa solicitar uma ajuda extra de toda a equipe de funcionários neste dia, afinal, sabemos que quem “veste a camisa” da empresa quer ver tudo concluído o mais rápido possível, da melhor forma e sem nenhum percalço.

Temos a plena certeza de que com esse checklist rápido, sua organização para a mudança empresarial será bem tranquila. Conte-nos como foi sua experiência, e não deixe de visitar periodicamente nosso blog!

 

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