Como embalar plantas para transporte?

Quem respeita a natureza e ama cultivar, entende o quanto é importante saber como embalar plantas para transporte.

Afinal, elas merecem e precisam de cuidados especiais nesse momento para não chegaram à nova casa mortas ou em sofrimento.

Com os passos que aprenderá aqui, se evitarão a quebra das folhas e flores ou até danos nos vasos, estrutura plantar e raízes.

Então, confira na sequência como preparar cada tipo de planta para a sua mudança. Boa leitura!

Como embalar plantas para transporte: por onde começar?

O primeiro cuidado que você deve ter em como embalar plantas para transporte é com a rega.

Você deve fazê-la na véspera da mudança, preferencialmente à noite. Dessa forma, você evitará que ela murche e deixará a terra do vaso mais firme.

Então, com sua estrutura mais pesada, devido à água, será reduzido o risco de queda durante o trajeto.

Entretanto, é importante não deixar para fazer isso no dia da mudança. Senão correrá o risco do excesso de água fazer uma verdadeira lambança nos seus pertences e embalagens.

Além disso, você deve se preocupar com a adaptação delas às variações de luminosidade pelas quais elas passarão nesse processo.

Especialmente, se a mudança for para longas distâncias. Para isso, uma semana antes, comece a reduzir a incidência de luz direta sobre elas.

Porém, sempre observe como elas se comportam com essa alteração, ok?

Devo usar caixas para transportar plantas?

Bom, os cuidados acima valem para como embalar plantas para transporte independente do seu tamanho.

Entretanto, o uso de caixas está diretamente ligado à proporção da planta. Quando ela for pequena, opte pelas de madeira, plástico ou papelão que também sejam pequenas.

Assim, ela ficará mais firme durante o trajeto. Inclusive, em lojas especializadas é possível encontrar esses invólucros com uma espécie de buraco e abertos.

Nele, você encaixa o vaso da planta. Suas folhas e flores ficam ao ar livre, mas protegidas ao mesmo tempo, pois não correm risco de ela tombar.

Caso use as caixas comuns, vale a pena colocar jornal, tecido ou plástico-bolha entre uma planta e outra. Com isso, você evita que elas trombem e aumenta o espaçamento entre cada uma.

Uma dica importante em como embalar plantas para transporte: não use as caixas de papelão, caso elas sejam regadas no trajeto, ok?

Agora, quanto às cultivações maiores e com folhas altas, não é preciso tanto cuidado com a embalagem.

Então, basta usar cordas ou cintas para fixar seus vasos no caminhão. Assim, se impede que elas corram em curvas, lombadas e buracos, por exemplo.

O que você pode fazer para aumentar a segurança delas é envolver o vaso com plástico-bolha, fixado com fita adesiva.

Como embalar plantas para transporte

Tem mais algum cuidado importante em como embalar plantas para transporte?

Tem sim! Não tente carregar árvores ou plantas pesadas e muito grandes sozinho. Geralmente, a transportadora pode te ajudar.

Caso não seja possível, peça auxílio a familiares e amigos. Nessas situações, o mais recomendado é usar carrinhos ou plataformas, que garantem a segurança da planta.

Por fim, como embalar plantas para transporte também requer que você proteja com algodão ou papel espinhos e esporões que o vegetal tenha.

Com isso, tanto você quanto os carregadores não correm risco de se cortarem.

Também vale deixá-las por último, para que fiquem na parte frontal do caminhão. Mais protegidas. Siga o que aprendeu aqui e boa mudança! Até logo!