5 dicas para organização de casa

Gostaria de saber se você, caro leitor e cara leitora, nunca tiveram o seguinte pensamento: “Nossa, minha casa está uma BAGUNÇA!”. E parece que mesmo depois de uma bela arrumação, nunca ficamos 100% satisfeitos. Isso atinge mais pessoas do que vocês imaginam! Veja nossas dicas de organização de casa!

 

Tudo começa por como estamos acostumados a viver. Existem pessoas que gostam de ter muitos itens e bibelôs por perto, como adereços de prateleira, estatuetas, esculturinhas de vidro, porta retratos, imagens santas, enfim, muitas coisas que uma boa parte de nós chamaria de “quinquilharias”. Mas não devemos desdenhar desses inigualáveis colecionadores, para eles, os pertences tem muito valor.

Em contra partida, existem as pessoas que são consideradas minimalistas. Têm o mínimo de pertences, o mínimo de coisas guardadas e o mínimo de móveis também. Estão sempre tentando desapegar de qualquer coisa que lhes pareça inútil ou fútil. Não guardam nada que não seja de extrema utilidade para sua vivência diária. Estes astutos descompromissados estão na outra ponta da nossa escala.

Mas o que fazer com a maior parte da população que se encontra no meio termo? Você se considera uma pessoa normal, com bens suficientes, nem mais nem menos correto? Como podemos fazer para nos organizar melhor e aproveitar o tempo economizado?

5 Dicas para organização de casa

 

1) A primeira dica que damos é justamente a palavra que dá nome à nossa matéria: seja organizado.

Comece a guardar as coisas sempre no mesmo lugar. Defina um local para as tais coisas primeiramente. Documentos, pastas, contas pagas deverão ficar em um lugar.

2) Fotos da família, cartas, posters, livros e similares deverão ficar em outro. Itens de acesso rápido como chaves do carro, documentos, carteira, celulares e etc, poderão ficar em algum invólucro de fácil manuseio.

3) Passando para os quartos, separe as roupas de cabide conforme a temporada, ou conforme a cor, ou até mesmo conforme a frequência de uso. Gavetas, cada uma terá uma utilidade, como roupas íntimas, bermudas, roupas esportivas, etc.

4) Desapegue

Os ambientes também deverão ser revistos por inteiro. Aquele puff velho que não se usa mais, um porta revistas quebrado,, banquetas muito usadas, tapetes rasgados que tem “valor sentimental”, tente dar um destino mais útil para esses moradores das nossas salas, para facilitar na hora da arrumação e da limpeza. Temos certeza de que a maioria das coisas não lhe fará falta.

5) Caso você seja do time dos muito apegados, mantenha seus bibelôs limpos e no mesmo lugar, e determine quem irá limpá-los ou removê-los caso necessário. A chave de uma casa mais organizada é saber onde as coisas estão, pois perde-se muito tempo procurando aquela coisinha perdida! 

Acreditamos que arrumação e limpeza são os 2 itens-chave para manter qualquer residência organizada. Reinvente-se, tente começar a arrumar seus próprios itens pelo menos 1x por mês, você verá que é uma tarefa prazerosa que lhe fará poupar muito tempo futuramente!

Veja mais dicas completas de organização para uma mudança

 

Dicas para você mesmo embalar a sua mudança

Como escolher uma empresa de mudança

Como organizar uma mudança residencial / Checklist

Como fazer uma mudança organizada