Como organizar uma mudança residencial / Checklist Completo

Quando vamos fazer compras no mercado, uma das coisas mais importantes é fazer uma lista das coisas que precisamos comprar.

Com nosso pouco tempo e com nossa cabeça que está sempre focada em coisas que ainda nem aconteceram, esquecer-se da caixa de sabão em pó é fato se não houver uma lista, para isso criamos nosso checklist passo a passo de como organizar uma Mudança Residencial.

Mudar de casa é algo que requer muito mais planejamento e organização do que apenas ir ao mercado. Uma lista é imprescindível para não esquecermos de todos os passos que precisamos cumprir para que a mudança seja um sucesso.

Por isso, aqui vai uma lista de coisas de como organizar uma mudança 30 dias antes da mudança até o dia da mudança.

Como organizar uma mudança residencial / checklist mudança

30 dias antes:

Não pechinche e não invente. Contrate uma empresa de mudança experiente e que se encaixe em suas necessidades e no seu bolso.
Quer economizar? Pegue caixas de papelão no mercado e embale você mesmo. Nem pense em alugar um reboque e fazer você mesmo a mudança porque o prejuízo pode ser enorme. Aqui no Guia de Mudanças você preenche um orçamento com todos os dados de sua mudança e, no mesmo dia, recebe cotações de várias empresas. Você pode comparar os valores e os serviços e escolher o melhor para você.

Veja aqui em nosso outro post Como escolher uma empresa de mudança

25 dias antes:

Estoque materiais. Pense em todas as coisas que você vai levar para saber a quantidade de caixas e os tamanhos. Além das caixas, é necessário comprar fita adesiva, para fechar as caixas, e embalagens especiais, para aqueles objetos frágeis. Você pode comprar plástico bolha, papel manilha, papel kraft ou usar jornais para objetos como louças, vasos, quadros, etc.

Na nossa loja você pode comprar kits mudanças, aproveite para economizar.

Caso queira, utilize nossa calculadora de embalagem para identificar a quantidade de material necessário para a sua mudança

20 dias antes:

Deixar o passado para trás. Tem roupas no seu armário que estão paradas há anos? Separe todas e faça doações a quem precisa. Essas roupas só serão um peso a mais na mudança e não te servirão de nada. Brinquedos e móveis não usados também devem ser doados.

15 dias antes:

Embale com antecedência. Para evitar stress e esquecer algumas coisas importantes, comece a embalar seus objetos algumas semanas antes do grande dia. Monte as caixas e comece a embalar as coisas que você não vai precisar por enquanto. É comum em mudanças encontrar a caixa de talheres e pratos no quarto. Evitar isso é fácil embalando por cômodo e escrevendo em cada caixa o nome do ambiente.

As roupas você pode colocar em malas de viagens e levá-las em seu carro. Isso deixará mais espaço no caminhão para colocar as coisas que são realmente necessárias. Se precisar, confira aqui como embalar roupas para mudança.

Coloque em cada caixa números de 1 a 3 (sendo 1 pouca prioridade e 3 grande prioridade). Assim, quando estiver na nova casa será mais fácil discernir o que desembalar com mais rapidez. Deixe as caixas abertas e feche-as somente faltando 4 dias para a mudança Outra coisa interessante de se fazer, são recortes nas caixas mais leves para que formem uma “alça”. Isso facilitará no transporte.

Veja aqui dicas de como embalar e montar as caixas para a sua mudança

10 dias antes:

Mudar endereços. Solicitar o desligamento e transferência da TV a cabo, do telefone e internet para não ficar sem esses serviços tão importantes hoje em dia. Não deixe, também, de alterar os endereços de correspondências como banco, plano de saúde e assinaturas de revistas e jornais, para que cheguem ao local certo. Pagar multa porque a conta não chegou ao destino certo na data é um desperdício de dinheiro que ninguém quer ter.

9 dias antes:

Caso tenha crianças ou animais de estimação, veja com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança. Esse período já é difícil e com eles pode ser pior para organizar tudo.

8 dias antes:

Separe coisas importantes e de valor. Joias, passaportes, documentos, talões de cheque, dinheiro e etc, tudo deve ser levado com você para evitar transtornos. Coloque em uma caixa separada, escreva “levar no carro” e no dia, leve você mesmo. Caso tenha um cofre, guarde tudo nele para o transporte.

Utilize o PagMudança para realizar o pagamento da sua mudança. Ele é o meio digital de pagamentos do site Guia de Mudanças onde protege você de problemas na contratação de empresas desconhecidas. O único requisito é pagar em até 4 dias antes do serviço, e pode ser usado para qualquer empresa de mudança ou carreto.

Com o PagMudança seu pagamento fica bloqueado até o término do serviço, é grátis. Clique e saiba mais!

7 dias antes:

Kit sobrevivência. Faltando um semana para mudar, separe as coisas que serão necessárias para usar enquanto a casa ainda estiver uma bagunça. Separe um kit com utensílios de cozinha e limpeza, como papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas e pratos. Assim, facilita seus primeiros dias, enquanto a casa está sendo organizada.

Se precisar confira aqui em nosso site como embalar geladeira para mudança.

6 dias antes:

Não se esqueça de verificar os horários para mudanças caso more ou vá mudar para condomínio.  Notifique o responsável e não deixe para última hora. Chegar com o caminhão cheio de coisas para descarregar e não ser o horário certo pode lhe gerar custos extras por falta de organização.

Confira aqui qual o melhor dia da semana para se mudar.

5 dias antes:

Mande seus cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. Já que a casa é nova, nada mais justo do que estar tudo limpinho e parecendo novo. Deitar-se numa cama com um edredom cheiroso e limpo é uma sensação maravilhosa após dias de stress.

4 dias antes:

Verifique todas as caixas para ver se as etiquetas de cômodo e prioridade estão corretas. Veja se o peso dos objetos está de acordo com a caixa para que a caixa não rasgue no caminhão. Caso ainda não tenho montado suas caixas , veja aqui como montar caixas para mudança.

3 dias antes:

Defina as responsabilidades de cada membro da família. Se necessário, busque ajuda de amigos ou de sua diarista. Ao final da mudança, você pode dar uma gratificação à eles, como um móvel que não será mais usado ou um eletrodoméstico. Caso não haja, ofereça um jantar quando a nova casa estiver organizada. É sempre bom agradecer, mesmo que com pequenos gestos, quem nos ajuda.

2 dias antes:

Desligue a geladeira e o freezer. Deixe as portas abertas para que degelem e, após isso, passe um pano limpo para secá-los totalmente. Isso evita o mofo em seus eletrodomésticos. Depois é só embalar com cuidado para não sofrerem avarias durante a mudança. Aqui também temos um artigo de como embalar geladeira para mudança.

1 dia antes:

Desligue todos os aparelhos eletrônicos para que eles estejam todos em temperatura ambiente no dia da mudança. Alguns aparelhos podem ficar muito quentes quando estão em uso. Antes de guardar os aparelhos, tire uma foto dos fios conectados à ele para saber depois a ordem de todos. São tantos fios que acabamos nos confundindo quanto o lugar de cada.

10  dicas de para você mesmo embalar a sua mudança

1 – Como montar uma caixa de papelão

Ficou com dúvidas em como montar a caixa? Se preferir assista ao nosso consultor Mauricio Fernandes ensinando você a montar caixas para mudanças.

2 – Use caixas de tamanho certo

Coloque os itens pesados, como livros, em pequenas caixas;
itens leves, como roupas de cama e travesseiros, em caixas maiores.

Grandes caixas, cheias de itens pesados, ​​são uma queixa comum no dia da mudança. Elas só irão tornar o trabalho mais difícil, e também haverá uma chance maior de desmontar ou quebrar.)

Coloque os itens mais pesados no fundo da caixa, itens mais leves na parte superior. Você pode comprar suas caixas aqui em nossa loja online -> caixas para mudança

3 – Rotular cada caixa com o nome do quarto e uma descrição do seu conteúdo.

Isso vai ajudar você e a empresa de mudança a saber onde cada caixa pertence em seu novo lugar. Numerar cada caixa e manter uma lista de inventário em um pequeno notebook é uma boa maneira de manter o controle do que você embalou e para se certificar de que você ainda tem tudo quando desembalar.

4 – Como embalar suas louças

Para embalar seus pratos, coloque papel manilha (pode ser jornal) em torno de cada um. Em seguida, enrole pacotes de cinco ou seis, juntamente com mais papel. Coloque os pratos de lado dentro das caixas, não coloque um em cima do outro. Abuse do papel manilha como preenchimento acima e abaixo.

Copos e taças podem ser colocados um dentro do outro, com o papel no meio, e envolver três ou quatro em um pacote de manilha ou jornal.

5 – Organizando Cabos e Fios

Antes de desconectar fios e cabos do computador (ou de outros eletrônicos), tire uma foto. Esse simples clique poderá te ajudar antes de instalar tudo sem dor de cabeça, na nova casa.

Uma boa maneira de organizar fios, cabos e tudo mais (além de evitar aquele enrosco todo que só acontece quando cabos se encontram), é aproveitando rolos de papel higiênico. Basta escrever do lado de fora de cada rolinho, de onde é, e para que serve cada fio. Isso pode te poupar horas de tentativa e erro.

6 – Como embalar suas roupas

Uma boa maneira de organizar suas roupas é utilizar malas de viagem. Uma segunda opção será coloca-las em caixas, identificando a caixa com uma descrição para ajudar na hora da organização na sua nova casa.

Veja em nosso outro artigo 10 dicas de como embalar roupas para mudança.

7 – Caixa da primeira noite

Sabemos que o primeiro dia da mudança é uma tremenda bagunça. Já que você, provavelmente, não terá tempo de desembalar e guardar tudo, coloque em algumas caixas tudo que precisa para sobreviver com dignidade, com uma etiqueta “Caixa da primeira noite”.

Lá você pode colocar, por exemplo: escovas de dente, desodorante, papel higiênico, utensílios de cozinha, lanterna, benjamin, roupas, remédios e carteira com documentos e dinheiro.

8 – Como embalar objetos Frágeis

Caso não possua plástico bolha em casa, uma maneira simples e pratica de embalar objetos frageis é utilizar toalhas e travesseiros dentro de uma caixa.

Outra opção também é utilizar roupas velhas que você não utiliza mais.

O ideal é não deixar espaços vazios, para evitar que o objeto se movimente durante o transporte. Não se esqueça de escrever “Frágil” na caixa.

9 – Como embalar uma TV lcd ou led para mudança

Caso você mesmo vá fazer o transporte da sua tv de tela plana, uma maneira bem simples e rápida de embalar uma tv de led ou lcd é utilizar cobertores! Isso mesmo, pegue aquele seu cobertor mais velhinho e coloque sua TV dentro dando várias voltas com o cobertor em volta!

Depois você pode passar uma fita em volta dela para evitar que o cobertor fique saindo durante a mudança.

Uma segunda opção é embalar a tv com plástico bolha, isso mesmo, é um trabalho um pouco mais demorado porém fica bem protegido, use e abuse do plástico bolha para proteger a sua TV.

Uma terceira opção é usar os 2 juntos! Embale a tv com plástico bolha e logo em seguida envolva ela com o cobertor! Fica uma embalagem extremamente reforçada para o transporte.

10 – Encaixote o quanto antes!

Mesmo que você encai­xote ape­nas 2 cai­xas por dia, em 30 dias você vai ter encai­xo­tado 60 cai­xas! Comece por locais onde as coi­sas não são tão uti­li­za­das, como a gara­gem, quarto de bagunça, quarto de visi­tas, etc…

10 dicas de como embalar roupas para mudança

Embalar roupas para uma mudança pode ser um processo relativamente rápido e fácil se você tiver algumas dicas.

No entanto aqui estão 12 dicas para embalar roupas que você definitivamente deveria usar na sua próxima mudança :

1 – Obter um roupeiro de papelão

Se você nunca usou um Roupeiro de papelão antes de embalar roupas para mudança, você não tem ideia do que está perdendo. Uma caixa de roupas (também chamada de roupeiro) permite que você simplesmente transfira suas roupas que estão penduradas no armário para uma caixa e para o seu próximo armário sem precisar removê-las de seus cabides.

Entretanto como um bônus adicional, geralmente há muito espaço na parte inferior para armazenar itens volumosos ou indisciplinados. Apenas certifique-se de não sobrecarregar a caixa de roupas, pois embora seja definitivamente grande, você ainda precisa ser capaz de carregá-la.

2 – Não tem caixa ? Use um saco de lixo

Se você não quer usar uma caixa de papelão ou roupeiro, você ainda pode transportar roupas penduradas sem ter o trabalho de tirá-las de seus cabides. Agrupando roupas e colocando um saco de lixo sobre elas. Segure a bolsa de lixo por baixo da roupa e levante-a, amarrando as cordas logo abaixo da parte dos cabides que seguram a barra do armário. Para aumentar a robustez, use sacos de lixo pretos pesados ​​em vez de sacos brancos básicos.

3 – Utilize suas malas

Suas malas são embalagens ideais para embalar suas roupas. No entanto elas são fáceis de identificar e transportar e oferecem uma proteção maior do que as caixas de papelão . Para maximizar o espaço em sua mala, tente usar a técnica de enrolar as roupas. E já que você não está preocupado com o peso, sinta-se livre para utilizar cada canto e recanto. Entretanto essas lacunas entre outros itens são o lugar perfeito para guardar peças de vestuário compactas, como roupas íntimas, meias e acessórios.

4 – Utilize suas gavetas

Fazer a utilização das suas próprias gavetas é uma ótima ideia . É simples: basta tirar cada gaveta da cômoda, mantendo os itens dobrados dentro dela exatamente onde estão e passar um plástico ao redor da gaveta para manter tudo no lugar. Em seguida, basta pegar cada gaveta separadamente, como se fosse sua própria caixa. No entanto existem duas grandes vantagens para isso. Primeiro, suas gavetas já estão “prontas” quando você chega à sua nova casa – você só precisa retirar o plástico. E dois, sua cômoda em si é muito mais leve para transportar no caminhão.

5 – Embale objetos/roupas novas em sacos de roupa

Você vai querer uma embalagem diferente para vestidos e roupas novas. Enfim para aqueles itens que são especialmente  delicados, use sacolas de vestuário para fornecer uma proteção adicional, mesmo se você for embalar o item em um roupeiro ou caixa. Os sacos de roupa reduzem a chance de esses itens caros ficarem empoeirados ou enrugados durante o transporte. Enfim também protegem o tecido do calor ou da umidade que podem enfrentar durante a mudança.

6 – Manter itens semelhantes juntos

Torne sua vida mais fácil quando for guardar suas roupas agrupando itens do mesmo tipo. Pense nisso como guardar roupas limpas: é sempre muito mais rápido fazer quando os itens que estão juntos já estão separados dessa maneira. Mesmo que sejam apenas seções separadas na mesma caixa ou mala, mantenha suas roupas de ginástica juntas, suas roupas de trabalho juntas, seus pijamas juntos, etc. Você ficará tão feliz por ter feito isso.

7 – Pense pequeno quando comprar caixas para roupas

Roupas individuais não costumam ser muito pesadas, mas podem aumentar o peso rapidamente quando empilhadas umas sobre as outras. Por essa razão, geralmente é uma boa ideia usar caixas pequenas em ao invés de caixas grandes.Entretanto você terá um tempo muito mais fácil de levantar e transportar pequenas caixas pesadas do que grandes pesadas. Além de usar caixas menores a organização ficará melhor.

8 – Livre-se do que você não usa mais

A maneira mais fácil de aliviar o peso. Livre-se das roupas que você não usa mais! Limpar o armário é uma tarefa demorada que muitos de nós não fazemos com tanta frequência o quanto deveríamos. Portanto, aproveite a mudança como um tempo para separar cada um dos objetos que você não precisa mais. Como regra geral, se estiver desatualizado ou não se encaixar mais, livre-se dele. Enfim o mesmo vale para roupas que você não usa há um ano ou mais. Doe o máximo que puder. No exército da salvação você pode doar roupas e objetos que não utiliza mais, e o melhor, eles retiram pra você.

9 – Deixe algumas roupas velhas para proteger

Moletons, calças de moletom, meias enroladas e roupas velhas que você não usa mais, são boas candidatas para servir de acolchoamento para outros itens embalados. Entretanto use-os para fornecer como base e apoio para preencher as lacunas nas caixas e manter os itens da mudança ao redor.

10 – Não esqueça sua roupa  do dia / semana da mudança

Enquanto você está arrumando as roupas para uma mudança, certifique-se de não esquecer de separar uma caixa. Esta que você irá utilizar no dia da mudança e nos dias seguintes. Será uma grande ajuda ter esses itens – incluindo calças, camisas e  roupas íntimas  quando você precisar deles.  Ao invés de ter que procurar malas ou caixas para encontrar o que deseja mais tarde.

Não sabe quantas caixas vai usar? Não sabe onde comprar caixas?

Use nossa calculadora de embalagem gratuita para descobrir quantas caixas você precisará para arrumar suas roupas e depois comprar  caixas para sua mudança.

Compre caixas para mudança diretamente da nossa loja virtual.

Agora que você saber como organizar uma mudança residencial , veja abaixo muitas outras dicas importantes para ajudar na organização da sua Mudança Residencial.

Veja mais dicas de mudanças no site 123 Mudanças.

Quanto custa uma mudança residencial?

Quanto custa uma mudança interestadual?

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis