Mudança ou carreto: qual a melhor opção?

Mudança ou carreto

Mudança ou carreto: o que escolher na hora de fazer um frete? A resposta? Depende da sua necessidade.

Por isso, na sequência, você entenderá a diferença entre os dois e descobrirá detalhes para responder qual é a melhor opção para o seu caso. Boa leitura!

Mudança ou carreto: são seguros?

Em primeiro lugar, ao contratar empresas ou autônomos legalizados, você terá segurança e direitos garantidos, seja na mudança ou carreto.

Afinal, essas pessoas ou organizações serão obrigadas a ter um cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC). Além disso, seguem as diretrizes de Responsabilidade Civil para o transporte de cargas.

Dessa forma, você pode ficar tranquilo, pois o seu contrato já irá deixar claro todas as coberturas, direitos e deveres e serviços esperados de ambas as partes.

Mudança ou carreto: qual a diferença?

Mudança ou carreto_diferenças

Em segundo lugar, a diferença entre mudança ou carreto está, geralmente, mais ligada ao tipo de veículo e porte do transporte.

Assim, o carreto fica mais voltado para pequenas mudanças e distâncias curtas. Por exemplo, para levar pertences de uma cidade para outra ou entre bairros.

Da mesma maneira, ele costuma utilizar veículos menores, como caminhões abertos, vans e caminhonetes.

Enquanto isso, a mudança pode ser para pequenos fretes, como no sistema compartilhado, ou grandes e, especialmente, para distâncias maiores.

Então, ela é mais indicada para quem precisa de transporte interestadual, por exemplo. O frete tende a ser realizado em caminhões grandes, do tipo baú, ou seja, fechados.

Mudança ou carreto: qual a melhor opção?

Por fim, conhecendo as diferenças, fica mais fácil saber qual a melhor opção para o seu caso. Assim, se for um frete pequeno e para perto, pode escolher o carreto sem medo. Já se for um transporte maior e para um destino distante, fique com a mudança.

Os dois, sendo legalizados, são viáveis e bons para você, como cliente. Por isso, você deve ter cuidado com a reputação da empresa e precisa buscar referências em locais como as redes sociais e sites como o Reclame Aqui.

Outro ponto de atenção é quanto ao orçamento, nunca feche negócio de primeira. Então, pesquise bastante, analise as propostas e verifique as condições de pagamento.

Se possível, faça uma visita às instalações físicas da empresa antes de tomar sua decisão. Com cuidado, mudança ou carreto não gerarão problemas.