Qual a diferença entre Frete e Carreto?

Grande parte das pessoas não sabe  qual a diferença entre Frete e Carreto, portanto aqui vamos mostrar a você qual a principal diferença entre os 2 serviços, mas lembrando que ambos os serviços são formas diferentes de fazer a entrega ao cliente.

frete e carreto

O frete realiza entregas de um município ao outro, no entanto pode ser realizado por diferentes transportes como, transportes aéreos, ferroviários, marítimos ou rodoviários.

Porém o carreto faz entregas dentro da mesma cidade e pode ser realizado por autônomos ou empresas de mudanças. Este pode utilizar veículos como, caminhões pequenos, vans , caminhonetes ou veículos menores.

Carretos e Fretes

Saiba que existe uma Agência nacional de transportes terrestres, e esta regulariza essas pequenas empresas de carretos, fretes e autônomos que realizam esse tipo de transporte.

Portanto você pode consultar o transportador pelo CPF ou pelo RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga). Mas para realizar esta consulta você precisa acessar o site de consulta pública dos transportadores.  Neste site você encontra a situação do transportador e a validade do RNTRC.

 

Fretes , Carretos e Empresas de Mudanças , 8 dicas de como contratar uma empresa:

  1. Procure referências da empresa junto aos órgãos de defesa do consumidor, ou seja, na internet e com conhecidos. Verificar possíveis reclamacões no site ReclameAqui.

  2. Verificar quais materiais serão utilizados para embalar o transporte.

  3. Se for um carreto ou frete você pode verificar a existência do RNTRC no site que informamos acima.

  4. Solicite lista de relação de bens a serem transportados assinada pela empresa e pelo cliente.

  5. Exija nota do serviço contratado.

  6. Solicite o contrato de prestação de serviços. Leia-o com atenção. Se não concordar com alguma cláusula negocie com a empresa.

  7. Não pague 100% do valor do serviço adiantado. Negocie um sinal e o restante do pagamento faça na entrega da mudança.

  8. Se possível, faça uma visita às instalações físicas da empresa.

Posts relacionados