Categorias: Decoração

Decoração para sala pequena: 15 dicas fáceis

Ao contrário do que muitos pensam a decoração para sala pequena não é complicada. Afinal, é só seguir alguns segredinhos para tornar o ambiente funcional e confortável. Confira as 15 dicas fáceis de aplicar que foram separadas especialmente pra você!

1) Aposte em poucos, mas bons móveis

O primeiro passo na decoração para sala pequena é usar poucos móveis. Eles devem ser úteis e multifuncionais. Portanto, um sofá, mesa de centro e lateral, um rack ou painel para TV e alguns bibelôs são suficientes.

2) Decoração para sala pequena deve ter um estilo único

Em segundo lugar, para que o ambiente também passe longe da poluição visual, escolha um estilo único. Ele deverá ser usado em toda mobília e itens de decoração, como tapetes e cortinas. Contemporâneo, minimalista e oriental, são alguns exemplos.

3) Invista em cores claras nas paredes e pisos

Esse é um segredo na decoração para sala pequena quando se quer dar a sensação de amplitude ao cômodo. Bege, marrom-claro, branco e tons como amarelo e rosa bebê dão a impressão de que o ambiente é maior. Assim, deixe as cores vibrantes para móveis ou para uma única parede.

4) Use e abuse de nichos e prateleiras

Eles são ótimos para você ganhar espaço de circulação no ambiente. Então, use-os para colocar livros, CDs e DVDs, porta-retratos e até aparelhos de TV a cabo.

5) Coloque espelhos na decoração para sala pequena

Agora, mais um toque especial que dá amplitude ao espaço: espelhos. Você pode usá-lo, por exemplo, na parede atrás do sofá.

6) Cuidado com o tamanho da TV

Além de ser prejudicial à sua visão, abusar no tamanho tornará a decoração para sala pequena poluída. Então, considere o seguinte:

  • De 32” a 37”: distância de 2,40 m a 2,80 m;

  • De 42” a 47”: de 3,20 m a 3,60 m;

  • 52”: mínimo de 4 m.

O painel é sempre uma boa escolha. Afinal, ele também ajudará a tornar o cômodo mais espaçoso e a TV ficará na altura adequada.

7) Tenha pufes

Ao mesmo tempo em que é um objeto decorativo, o pufe é um ótimo auxiliar para apoiar bandejas com petiscos ou acomodar mais um amigo naquela confraternização.

8) Se puder, opte pelos móveis planejados na decoração para sala pequena

Cada centímetro importa quando o espaço é limitado. Portanto, se puder, opte pelos móveis sob medida. Eles irão aproveitar todo cantinho disponível da melhor forma possível.

9) Disponha plantas em lugares estratégicos

Sobrou um espacinho na prateleira ou no rack da TV? Coloque um vasinho com plantas. Assim, além de dar um toque especial à decoração para sala pequena, você ainda garante mais conforto e vida ao cômodo.

10) Deixe tudo no seu devido lugar

Assim como é importante ter poucos móveis, determinar o lugar certo para cada um deles é essencial. Dessa forma, você não terá corredores e áreas de circulação fechadas e nem precisará ficar incomodando as visitas para passar.

11) Fique atento à iluminação

Da mesma forma que é fundamental para o conforto determinar o local certo de cada item na decoração para sala pequena, os pontos de iluminação também fazem diferença. Sempre tenha um central e um ou dois auxiliares, como sancas ou abajures.

12) Prefira os sofás retos na decoração para sala pequena

Quanto mais reto e estreito for o sofá, melhor para a circulação. Porém, também não vale exagerar e esquecer do conforto.

13) Acessórios transparentes são boas escolhas

Acrílico e vidro são materiais ótimos para dar a sensação de amplitude ao ambiente. Portanto, pode usá-los sem medo em cadeiras decorativas, mesas de centro e laterais ou até nas prateleiras e nichos.

14) Utilize caixas organizadoras

Elas ajudam a deixar a decoração para sala pequena mais bonita. Além disso, ainda deixam à mão tudo o que você precisa para utilizar o cômodo com conforto.

15) Tem pet? Lembre-se dele na decoração para sala pequena

Por fim, se você tem algum bichinho de estimação, lembre-se que ele irá querer compartilhar momentos com você. Então, guarde um cantinho do ambiente para um tapete ou caminha especialmente para ele.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis