12 dicas para organizar mudança

Ninguém quer que ao se mudar a vida vire um caos total, certo? Por isso, vale a pena conferir nas próximas linhas 12 dicas para organizar mudança.

Com elas, você terá as principais informações para deixar tudo em ordem e planejar cada passo. Assim, evitará muita dor de cabeça e contratempos.

Então, siga para a leitura e confira!

Dicas para organizar mudança: por onde começar

1) Pratique o desapego. Em primeiro lugar, doe aquilo que não vai usar. Ou, ainda, venda móveis e objetos de decoração que não são compatíveis com a casa nova;

2) Compre os móveis novos. Depois, é válido medir os espaços disponíveis no novo endereço e comprar os pertences que precisar.

Porém, se for fazê-los planejados, comece ainda antes do desapego, pois a confecção demora;

3) Embale seus pertences do jeito certo. Em terceiro lugar, é preciso iniciar esse processo com antecedência.

Além disso, lembre-se de pesquisar a maneira correta de proteger cada objeto, especialmente os mais frágeis;

4) Cuidado com o peso das caixas. Um dos cuidados essenciais nas dicas para organizar mudança está na atenção ao peso das embalagens.

Objetos frágeis devem ser colocá-los em caixas menores, com cuidado para que o fundo esteja firme.

Já os mais leves, podem ir em caixas maiores, também com cuidado para não exagerar;

5) Organize um cômodo por vez. Em quinto lugar, é fundamental que você se planeje para começar embalando os itens dos ambientes que usa menos.

Assim, você deve fazer um cômodo de cada vez, identificando as caixas de papelão com o nome do ambiente e tipo de objeto;

6) Solicite diversos orçamentos com transportadoras. Além disso, verifique todas as cláusulas do contrato e cheque a reputação da empresa.

dicas para organizar mudança

Próximos passos

7) Objetos de valor devem sempre estar com você. Além dos itens acima, uma das dicas para organizar mudança mais importante é esta: manter os objetos de valor com você.

Isso vale para joias, documentos, dinheiro e até equipamentos eletrônicos. Portanto, tenha uma mala de viagem ou caixa apenas para eles e deixe-a sempre contigo;

8) Prepare um kit de sobrevivência para os primeiros dias. Então, também é essencial ter em mente que você não vai conseguir organizar tudo na casa nova de cara.

Por isso, tenha uma bolsa com objetos de uso pessoal, roupas, peças íntimas, entre outros.

9) Avise sobre a mudança de endereço. Amigos, familiares, prestadores de serviço e bancos, por exemplo, devem ser informados sobre a mudança de endereço;

10) Cancele serviços ou mude-os. Geralmente, luz e gás, são desligados.  Entretanto, operadoras de telefonia e internet podem ser migradas, com desinstalação no antigo endereço;

11) Combine com familiares e amigos para te ajudarem. Embora possa parecer óbvia, essa é uma das dicas para organizar mudança que faz toda diferença na agilidade do processo. Inclusive, se puder tenha ajuda já para embalar;

12) Por fim, na véspera da mudança, esvazie a geladeira e limpe-a. Porém, lembre-se de colocar os alimentos em isopor com gelo para evitar que se estraguem.

Então, gostou das dicas? Logo, fica o convite para você acompanhar o blog do Guia de Mudanças e redes sociais para ter acesso a outras informações úteis. Até breve!