Como transportar telas de pintura em 4 passos

Por se tratar de um material frágil, saber como transportar telas de pintura da maneira correta faz toda a diferença. Embora existam empresas especializadas no serviço, vale a pena conhecer o procedimento para fazê-lo sozinho em uma mudança, por exemplo. Então, leia até o final e aprenda o passo a passo!

1) Tire as medidas antes de transportar telas de pintura

Em primeiro lugar, você deve ter o cuidado de medir todas as obras que precisa transportar. Assim, terá em mãos o tamanho ideal para as caixas e a quantidade de materiais necessários.

Lembre-se que algumas pinturas mais sensíveis não podem ser abafadas, apenas protegidas. Portanto, se possível, verifique com um especialista o que é mais indicado para o seu caso.

2) Compre os materiais indicados

Depois, será preciso adquirir os materiais necessários para embalar e proteger. Entre eles estão:

  • Fita adesiva (ela é usada inclusive para proteger o vidro para transportar telas de pintura enquadradas dessa forma);

  • Plástico-bolha;

  • Caixas, preferencialmente de madeira. Uma para cada obra;

  • Rolos específicos (para aquelas obras que podem ser “enroladas” para não amassarem);

  • Jornal ou tecidos;

  • Papelão.

Atenção: evite usar flocos ou tiras de isopor, pois além de poderem danificar a peça, elas são frágeis e não oferecem a mesma proteção dos demais materiais.

3) Não economize no plástico-bolha ao transportar telas de pintura

Assim como ocorre com outras obras de arte, as pinturas devem sempre ser enroladas em uma espessa camada de plástico-bolha, exceto se não for indicado pelo especialista. As pontas são as áreas mais sensíveis e devem receber proteção redobrada.

Além disso, elas devem ser armazenadas no transporte sempre na posição vertical e com pontos de ancoragem para evitar que deslizem no trajeto.

4) Identifique as caixas como conteúdo frágil

Por fim, você pode colar adesivos ou escrever com marcador preto a indicação de que aquele material é frágil. Além disso, pode desenhar setas ou usar fita adesiva para indicar a posição correta em que deve ser feito o serviço de transportar telas de pintura.

Se o seu objetivo for enviar as obras para outros estados, verifique as dimensões e peso aceitos pelos Correios. Afinal, caso elas passem dessas diretrizes, você precisará buscar transportadoras, preferencialmente especializadas em longas distâncias e nesse tipo de serviço.

Tome os cuidados certos e evite prejuízos e dores de cabeça!

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis