Como organizar um escritório em 5 passos

Como organizar um escritório

A produtividade está diretamente ligada a como organizar um escritório. Por isso, nas próximas linhas, você confere 5 passos essenciais e simples para aplicar na rotina de trabalho e evitar o famoso acúmulo (vulgo bagunça). Lá vai!

1) Mantenha tudo limpo para organizar um escritório

Organizar um escritório_mantenha limpo

Em primeiro lugar sempre vem a limpeza do ambiente. Entretanto, aqui, ela não se refere apenas a tirar a poeira. Assim, limpar o cômodo inclui:

  • Jogar fora o que não é mais necessário;

  • Destruir ou arquivar documentos que não serão mais usados;

  • Descartar jornais, revistas ou encartes velhos.

2) Não deixe os cabos espalhados

Embora muita gente não pense nesse detalhe, além de deixar o ambiente desorganizado, os fios espalhados podem provocar acidentes. Um simples tropeço pode custar até o afastamento de um funcionário.

Da mesma forma, cabos aparentes e sem organização aumentam o risco de curtos-circuitos, incêndios e ainda causam má impressão nos clientes. Então, para organizar um escritório livre de fios você poderá usar braçadeiras ou espirais próprias para eles.

Lembre-se também de identificar cada fio para facilitar reparos que sejam necessários.

3) Explore as paredes para organizar um escritório

Como organizar um escritório_parede

Assim, você poderá usar quadros de cortiça ou ímã, adesivos e outros recursos para anotar tarefas e prazos, por exemplo. Além disso, experimente usar ganchos, nichos ou prateleiras para colocar caixas organizadoras, porta-lápis, papeis, cadernos, entre outros.

4) Identifique gavetas e pastas com etiquetas

Ninguém merece se perder em meio a papelada. Por isso, uma dica importante para organizar um escritório é usar pastas com divisórias nas gavetas e identificar tudo com etiquetas. Dessa forma, você poderá arrumar por nome do cliente ou fornecedor, prioridade, ano e etc.

5) Determine um lugar fixo para cada coisa na sua mesa para organizar um escritório

Organizar um escritório_determine um lugar

Por fim, escolha um local fixo na sua mesa onde ficará cada objeto que precisa usar na sua rotina. Ali, na bancada, deve ficar apenas o que é mais essencial, como notebook, computador, agenda, lápis e canetas, por exemplo.

Menos é mais nesse caso e esse cuidado te ajuda a encontrar tudo o que precisa mais rapidamente. Além disso, guarde nas gavetas o que não estiver usando para evitar que a mesa fique “poluída”.