Como escolher um apartamento para alugar: 6 dicas

Se você acha que está na hora de escolher um apartamento para alugar, você precisa ler este artigo até o final!

Inicialmente, escolher o lugar certo para morar pode parecer uma tarefa fácil. Porém, envolve muitos detalhes que talvez você nem tenha parado para pensar. Confira 6 dicas para saber como escolher um apartamento para alugar.

Escolher apartamento para alugar

1) Defina o valor que pode pagar

Embora o sonho da casa nova seja tentador, é preciso ter os pés no chão. Primeiramente, você precisa estabelecer um teto para gastar com o aluguel que não prejudique seus compromissos a pagar e sua rotina.

2) Não esqueça do fiador

É comum na hora de escolher um apartamento para alugar o dono do imóvel ou a imobiliária responsável solicitar um fiador. Essa figura responderá por você em termos financeiros. Além disso, você poderá ter como opção o seguro fiança, feito direto com seguradoras, ou o depósito em caução, onde você depositará o valor referente a três aluguéis como garantia.

3) Verifique a localização

Apartamento para alugar

Tão importante quanto à definição do valor que pode pagar, assim também está a localização do imóvel. Pesquise sobre a segurança do bairro, converse com vizinhos, cheque se por perto tem tudo o que você precisa e avalie também questões como acesso ao transporte público e rotas de saída do trânsito.

4) Cheque as condições do imóvel

Simultaneamente, esse é um dos pontos cruciais de como escolher um apartamento para alugar. As condições hidráulicas e elétricas do imóvel, assim como seus acabamentos e móveis, caso tenha, devem ser checados presencialmente. Fotos muitas vezes escondem detalhes e enganam quanto a qualidade.

5) Fique atento a documentação e ao contrato

Nesse ínterim, para evitar dores de cabeça, vale a pena investir tempo checando a documentação do imóvel e lendo o contrato com o locador antes de fechar negócio. Essa é a melhor forma de evitar dores de cabeça com a justiça e estar preparado e planejado para a mudança.

6) Confira as condições de reajustes e cobranças

Como escolher apartamento

Por fim, legalmente, é previsto um reajuste anual no valor cobrado pelo aluguel. Porém, na hora de escolher um apartamento para alugar informe-se sobre cobranças extras que podem ser previstas. É preciso levar em consideração gastos com o valor do condomínio, entre outros. Converse com o locador ou a imobiliária.