Como economizar dinheiro em casa em 7 dicas

Você já deve imaginar que a melhor forma de economizar dinheiro em casa é anotando tudo o que gasta. Porém, quais outros cuidados você pode ter para facilitar esse controle? Leia as 7 dicas abaixo e comece já a ter mais dinheiro no bolso.

1) Tenha “tetos” para os gastos

A partir do momento em que você sabe com o que e quanto gasta, poderá estabelecer limites para cada necessidade.

Geralmente, em primeiro lugar estarão os gastos essenciais da rotina, como transporte público, comida, aluguel e escola das crianças. Na sequência, prioridades financeiras, como investimentos ou pagamento de dívidas. Em terceiro lugar, os custos de lazer e hobbies.

2) Não deixe para pagar as contas depois

Se o seu salário caiu, já aproveite para pagar suas despesas. Assim, você evita atrasos e, consequentemente, multas. Aliás, essa é uma das melhores formas de economizar dinheiro em casa.

3) Converse com sua família sobre os gastos para economizar dinheiro em casa

A educação financeira também é feita dentro do ambiente familiar. Por isso, deixe claro para todos o quanto cada um pode gastar e faça a sua parte para conscientizá-los sobre o uso sustentável do dinheiro.

4) Prefira os pagamentos à vista

Sabe o cartão de crédito que fica com um monte de parcelas acumuladas e vira uma “bola de neve”?  É possível evitar essa situação com o pagamento à vista. Dessa forma, dê férias ao cartão. Assim, fica mais fácil controlar seus gastos, sem se enrolar na fatura e ter que pagar juros.

5) Não compre nada por impulso para economizar dinheiro em casa

Acima de tudo, as pessoas compram muita coisa sem precisar. Portanto, para economizar dinheiro em casa, corte esse mal pela raiz. Portanto, seja racional quanto ao que precisa realmente comprar e deixe o supérfluo para aqueles períodos de maior fartura financeira. Crie a mesma consciência na sua família.

6) Lazer pode ser barato ou de graça

O que não faltam são opções de lazer gratuitas ou que são baratas. Um passeio no shopping, uma reunião com os amigos em casa e até uma ida ao parque são boas oportunidades de se divertir sem gastar.

7) Aproveite descontos para economizar em casa

Por fim, aproveite sempre as promoções. Elas são excelentes para reduzir os gastos com itens mais básicos, como de higiene ou limpeza, até para a aquisição de produtos mais caros, como eletrodomésticos e eletrônicos. Se puder pagar à vista, negocie descontos e economize ainda mais.

Também vale dar uma olhada em cupons, muito comuns na internet, para adquirir bens com preços mais acessíveis e sem enrolar suas contas.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis