Como calcular o frete dos Correios do jeito certo

Saber como calcular o frete dos Correios do jeito certo chega a ser estratégico para quem trabalha com envios constantes. Afinal, geralmente é o cliente que paga, mas quando é você que arca com esse custo, acertar as contas faz diferença nos lucros. Veja nas próximas linhas como não errar e o que levar em consideração.

O que é considerado no valor para calcular o frete dos Correios?

Como calcular o frete dos Correios

Acima de tudo, saber o que os Correios exigem no cálculo é essencial para fazer as contas e não passar informações erradas. Confira:

  • Forma de envio: nacional ou internacional;

  • Modalidade da remessa: PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, SEM ou Sedex Mundi;

  • CEP de origem e destino: a distância entre os pontos conta muito;

  • Dimensões e peso do pacote: pode ser caixa, envelope ou rolo. Os limites você pode conferir no site dos Correios;

  • Preço do item: em alguns tipos de envios é possível fazer um seguro atrelado ao custo do frete. Nesses casos, o valor do produto conta.

Enfim, como calcular o frete dos Correios?

Agora que você já conhece a base usada para calcular o frete dos Correios, saiba que desde 2011 o preço é fechado sob o peso cúbico do item, que considera boa parte dos itens acima. Assim, use a fórmula C X L X A / 6.000 para saber o valor cúbico, onde:

  • C = comprimento em centímetros;

  • L = largura;

  • A = altura;

  • 000 = coeficiente da metragem cúbica, que considera volume e peso.

Para encomendas com menos de 10kg é considerado o peso real e não o cúbico.

Ferramentas para calcular o frete dos Correios online e automaticamente

Calcular o frete dos Correios

Por fim, para facilitar a sua vida, existem diversas ferramentas online que fazem o cálculo automaticamente. Na maioria delas, basta informar o CEP de origem e destino para ter acesso a informação. Em outras, é preciso fornecer o peso estimado do pacote e dimensões. Confira as melhores:

Portanto, é só escolher a da sua preferência e aplicar na rotina. Também vale pensar na possibilidade de disponibilizar no seu site ou página o calculador de frete. Assim, os seus clientes poderão, por conta própria, ter acesso a essa informação.