Categorias: CidadesCuriosidades

As 10 maiores cidades do Paraná

O Brasil é um país extenso e cheio de locais a serem explorados. Aqui, foi separada pra você a lista das 10 maiores cidades do Paraná e algumas curiosidades sobre cada uma delas. Os dados populacionais foram divulgados pelo IBGE e referem-se às estimativas para 2019. Então, leia até o final e veja com qual delas você se identifica.

1) Curitiba: a capital é a primeira das maiores cidades do Paraná

Em primeiro lugar, a capital que conta com 1.933.105 de moradores, segundo o IBGE, tem a araucária como árvore-símbolo. A Rua XV de Novembro, uma das principais do comércio local, foi o primeiro calçadão para pedestres do Brasil. Entretanto, o ponto mais famoso de Curitiba é o palácio de cristal do Jardim Botânico.

2) Londrina

Conhecida como a Londres do Paraná, o que não faltam são pontos turísticos e espaços de lazer. Assim, seus 569.733 habitantes contam com locais como a rota do café, a cachoeira do Faxinal, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss e o Lago Igapó.

3) Maringá

Em terceiro lugar, com 423.666 pessoas que moram por lá, o solo avermelhado é uma marca da região. Entre seus atrativos está o Jardim Japonês do Parque do Ingá, construído para celebrar os 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil, que teve a presença do príncipe Akihito e da princesa Michiko, do então Império Japonês.

4) Ponta Grossa: a quarta das maiores cidades do Paraná

Surgida de uma pequena vila que fazia parte do caminho das tropas militares, Ponta Grossa hoje é uma grande cidade, com 351.736 moradores. Embora tenha crescido, ela não perdeu sua essência, mantendo parques e áreas naturais intactos, misturados a um vasto comércio e lazer.

5) Cascavel

Mais uma das maiores cidades do Paraná, com 328.452 habitantes, Cascavel é conhecida como um local tranquilo e bom pra se morar. Por sua localização privilegiada, ela faz parte de um corredor comercial importante do Mercosul. Dessa forma, e por sua proximidade com Foz do Iguaçu, o comércio é o forte da região.

6) São José dos Pinhais

Em sexto lugar, está um dos locais mais antigos e tradicionais do Paraná. Com seus 323.340 moradores, São José dos Pinhais tem fácil acesso para as principais rodovias. Inclusive, por lá, ucranianos, poloneses e italianos são alguns dos imigrantes que se apaixonaram pelo lugar e ajudaram a cidade a se desenvolver.

7) Foz do Iguaçu: uma das maiores cidades do Paraná em turismo

À primeira vista Foz do Iguaçu é conhecida pelas famosas cataratas. Porém, seus 258.532 habitantes têm a facilidade de estarem no meio de dois países: Paraguai e Argentina. Dessa forma, quem visita ou mora no local pode ter acesso a diferentes culturas, culinárias, artesanatos e comércios se deslocando por poucos quilômetros.

8) Colombo

A extensão é relativamente pequena, tendo apenas 197,36 km² e 243.726 pessoas morando por lá.  Mas, apesar de parecer modesta, uma das maiores cidades do Paraná tem localização privilegiada, próximo à Curitiba, sendo uma excelente escolha para quem quer viver longe da agitação, quer trabalhar por perto e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios de uma capital.

9) Guarapuava

O charme das construções e da colonização continuam espalhados pelas ruas de Guarapuava. Assim, seus 181.504 moradores contam com tranquilidade, comércio vasto e cultura na sua rotina. Simultaneamente, a região é conhecida por ter o pôr do sol mais bonito do Brasil e por fazer parte do corredor do Mercosul.

10) Paranaguá

Por fim, mas tão importante quanto as outras das maiores cidades do Paraná, está Paranaguá. O seu porto é uma das principais rotas de saída e entrada de mercadorias do Brasil, o que faz com que seus 154.936 habitantes convivam com a modernidade e a história colonial ao mesmo tempo.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis