Limpeza pré-mudança: como fazer em 4 passos

Quem vai se mudar, sabe que precisa se planejar. Mas, será que já pensou na necessidade de fazer uma limpeza pré-mudança e nos seus benefícios? Afinal, ela facilita a vida na hora de acomodar seus pertences na casa nova e ainda garante que você se livre de fungos, bactérias e outros micro-organismos indesejáveis que possam estar no ambiente. Veja como fazer a sua em 4 passos simples.

1) Do teto, pelas paredes até o chão

Limpeza pré-mudança_teto_chao

Para começar, você deve limpar o teto e qualquer aparato que tenha nele, como ventiladores e sancas. Geralmente, é nele que fica acumulada a maior parte da poeira. Lembre-se dos cantinhos, pois os seus móveis logo estarão ali ocupando-os.

Depois, passe pelas paredes, usando água, uma esponja macia e detergente neutro você retira sujeiras e até mofo. Se for o caso de pintar as paredes, faça antes de começar a limpeza pré-mudança.

Por último, deve estar o chão, pois será nele que ficará acumulado qualquer resíduo da higienização de teto e paredes.

2) Faça a limpeza pré-mudança um cômodo por vez

Em segundo lugar, é importante cuidar de um ambiente por vez, pois assim você não levará a sujeira de um cômodo para o outro. Dessa forma, limpe tudo por dentro, depois a porta e deixe-a fechada para que o pó do outro cômodo não entre no que já foi limpo. Comece por aqueles que pretende organizar primeiro.

3) Janelas, boxs e vidros

Especialmente nos banheiros e cozinhas, esses são materiais que acumulam gordura e umidade, ficando mais propensos à sujeira. Por isso, dedique tempo, paciência e tenha os materiais certos para fazer a limpeza pré-mudança deles. Para isso, tenha em mãos:

  • – Balde;

  • – Produto específico para limpar vidros;

  • – Panos macios, que não arranham, em boa quantidade, pois você precisará deles para limpar e secar;

  • – Jornal.

4) Móveis, caso tenham, também devem passar pela limpeza pré-mudança

Limpeza pré-mudança_moveis

Por fim, é comum que na casa nova existam móveis fixos ou removíveis que tenham ficado para o próximo morador. Eles também precisam ser limpos por fora e por dentro para que você possa acomodar seus pertences.

O ideal é que você comece o processo de limpeza pré-mudança pelo menos uma semana antes, para que também não dê tempo de acumular pó novamente até que tudo esteja organizado.

Lembre-se que é importante os seus pertences serem limpos antes de estarem encaixotados, pois assim você garante a higienização completa na casa nova e reduz o risco de problemas de saúde pela mudança de ambiente, especialmente para os alérgicos e asmáticos.