Categorias: ImóveisTendências

Consórcio de imóvel: vale a pena fazer?

O sonho da casa própria está presente na vida da maioria dos brasileiros. Mas, será que vale a pena optar pelo consórcio de imóvel para a aquisição desse bem? Na sequência, você descobre o que é esse serviço e se compensa investir nele. Pronto?

O que é um consórcio de imóvel?

Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito e serviço do consórcio de imóvel. Então, saiba que ele é uma opção de aquisição imobiliária para quem não está com urgência para fazer a compra e se mudar.

Assim, é criado um grupo com um determinado número de pessoas que irão pagar um valor mensal fixo durante um período pré-estabelecido.

Dessa forma, a cada mês de pagamento, uma ou duas pessoas serão sorteadas e ganharão o valor integral do consórcio de imóvel para adquirir o bem.

Tanto o custo das prestações quanto o tempo e o prêmio total são definidos no momento de criação do grupo.

Então, vale a pena fazer o consórcio de imóvel?

Bom, a resposta dependerá do seu objetivo. Afinal, a principal vantagem de quem opta pelo consórcio de imóvel está na facilidade de fazê-lo, já que não é preciso passar pela aprovação de crédito com o banco.

Porém, se a mudança for com urgência, esta não deve ser a sua escolha. Caso não tenha pressa, ainda é possível aproveitar outras vantagens do consórcio de imóvel como:

  • Custo inferior ao dos financiamentos;

  • Pode ser sorteado já no primeiro mês. É claro que depende da sorte, porém quando ocorre se garante um investimento ainda mais baixo na aquisição;

  • Liberdade para comprar qualquer imóvel, já que o Banco Central e a administradora não podem indicar bens;

  • Possibilidade de utilizar o FGTS para complementar o valor contemplado;

  • Flexibilidade para usar o prêmio, pois você não necessariamente precisa investir o dinheiro para comprar um imóvel, diferente do financiamento, que tem fim específico.

Bom, agora é decidir que caminho tomar para adquirir sua casa própria. Então, se você vai participar de um consórcio de imóvel ou está com a mudança em vista, que tal começar a se planejar?

Aqui, pelo Guia de Mudanças, você pode solicitar até 5 orçamentos diferentes e gratuitos para o seu frete. Além disso, confere informações importantes sobre esse processo, entre elas, como embalar seus móveis e o checklist ideal da mudança. Faça boas escolhas e tenha uma mudança tranquila!

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis