Planejar uma reforma: como fazer passo a passo

Planejar uma reforma

Para saber como planejar uma reforma é preciso entender qual é o passo a passo básico para evitar problemas.

Afinal, quando não planejado, esse serviço pode sair mais caro ou gerar dor de cabeça com os vizinhos, por exemplo.

Então, na sequência, veja os pontos que você precisa ficar atento!

Planejar uma reforma_passo 2

1) Defina os objetivos e quais cômodos serão mudados para planejar uma reforma

Em primeiro lugar, você já entendeu que o planejamento é essencial. Assim, ele deve começar pela definição de quais cômodos irão passar pelas obras e qual será o objetivo em cada um deles.

Dessa forma, você pode planejar uma reforma montando uma planilha com o nome do ambiente e o que será feito, por exemplo:

  • Sala: trocar as cores da parede;
  • Banheiro: mudar o piso e instalar um espelho novo;
  • Quarto: fazer um novo jogo de iluminação e comprar novas cortinas e tapetes, entre outros.

Também pode ser que o seu objetivo não seja apenas estético, mas sim aumentar o valor do imóvel, ampliá-lo ou até corrigir problemas no encanamento e elétrica. Então, descrimine tudo o que pretende, além das mudanças visuais.

2) Estipule um gasto máximo

Em segundo lugar, é fundamental que você saiba o quanto pode investir. Por isso, depois de fazer a lista e planejar a reforma, verifique as prioridades.

Afinal, nada impede que você realize o serviço em fases, respeitando o gasto que pode assumir naquele momento.

3) Faça um cronograma para planejar a reforma

Outro cuidado essencial está no prazo. Então, lembre-se de definir com a empresa ou profissionais que contratar quando cada cômodo deve estar pronto.

Lembre-se que pode ocorrer a necessidade de rever o cronograma, pois imprevistos acontecem. Dessa forma, já estabeleça datas considerando possíveis atrasos.

4) Comece sempre pela estrutura

Em quarto lugar, se ao planejar a reforma você identificou a necessidade de fazer reparos na infraestrutura, comece sempre por essa parte.

Afinal, não adianta pintar paredes ou mudar o piso e se deparar com uma infiltração, manchas ou rachaduras logo depois de finalizar o serviço.

5) Pesquise muito ao planejar uma reforma

Por fim, é essencial fazer pesquisas nesse período, especialmente de mão de obra e de materiais.

Dessa forma, antes de contratar uma empresa ou profissionais e de comprar os itens necessários, cheque nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui a reputação das organizações com as quais pretende fechar negócio.

Lembre-se também que, muitas vezes, comprar os materiais de construção em um mesmo local pode gerar descontos consideráveis.

Da mesma maneira, não se esqueça de avisar o síndico e os vizinhos sobre o serviço. Assim, você evita surpresas desagradáveis e comunica a todos o período da sua obra.

Então, peça vários orçamentos, verifique tudo que vai precisa e aproveite que está aqui no Guia de Mudanças para ficar bem informado sobre mudanças e reformas.