Como escolher uma casa para morar em 4 passos

Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando o assunto é como escolher uma casa para morar? Localização? Tamanho? Independente da sua resposta, aqui você confere 4 cuidados essenciais para não errar na decisão. Leia até o final!

1) Avalie bem a localização antes de escolher uma casa para morar

Em primeiro lugar, sempre vem a localização. Dessa forma, verifique se o bairro onde quer morar possui as facilidades que todos da família precisam. É sempre bom ter variado comércio próximo, centros de saúde e vastas opções de transporte.

Escolas e áreas de lazer também sempre são bem-vindas, especialmente para quem tem filhos. Pese os prós e contras das regiões que estiver considerando e faça a escolha com a ajuda dos familiares.

2) Pense na família toda para escolher o tamanho ideal

Em segundo lugar, assim como é importante avaliar a região, escolher uma casa para morar implica na definição do tamanho. Se for um casal, por exemplo, pense em uma residência com dois quartos pelo menos.

Já se tiver crianças, considere sempre mais um cômodo para os pequenos. Nunca deixe de avaliar o conforto e as necessidades diárias para definir esse ponto.

3) Saiba o quanto pode investir

Essa é outra questão muito importante no planejamento da mudança. É preciso que você pense nas seguintes variáveis:

  • Pagamento à vista: considere possíveis descontos, mas pesquise apenas dentro do teto máximo que tem disponível;

  • Financiamento: não se esqueça de que é necessário dar um valor de entrada e que as prestações terão juros. Portanto, aqui você precisa avaliar o montante que tem para chegar à conclusão de quanto poderá pagar nas parcelas mensais;

  • Aluguel: nesse ponto para escolher uma casa para morar basta avaliar o quanto pode comprometer da sua renda mensal para pagá-lo e procurar dentro dessa faixa. Lembre-se que será necessário ter um fiador e, normalmente, são cobrados três alugueis iniciais ao fechar o contrato.

4) Cheque toda a documentação

Por fim, da mesma forma que você terá obrigações como comprador, quem vende ou aluga precisa ter todas as documentações do imóvel para te oferecer. É um direito seu pedir para vê-las e tirar todas as suas dúvidas durante a negociação.

Aliás, os documentos é que te darão a segurança para escolher uma casa para morar no presente e no futuro. Portanto, nunca deixe de avaliá-los!

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis