Categorias: ImóveisTendências

Vender ou alugar um imóvel? O que fazer?

Advertisement

Essa é uma dúvida comum para quem tem um imóvel. Afinal, o que é melhor: vender ou alugar? Na verdade, depende dos seus objetivos e também do seu perfil. Então, veja abaixo as vantagens de cada modalidade e descubra o que é mais adequado para você.

Vender ou alugar: vantagens da primeira opção

Acima de tudo, os números mostram que as vendas estão reaquecidas no mercado imobiliário. Prova disso, são os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que registrou aumento de 15,4% no 3º trimestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Então, entre as vantagens de vender estão:

  • Possibilidade de altos lucros, especialmente quando o imóvel é comprado na planta;

  • Recebimento integral do valor, inclusive em caso de financiamento;

  • Aquisição de renda rápida, podendo ser aplicada para novos investimentos ou compra de nova residência.

Vender ou alugar: vantagens da segunda opção

Da mesma forma, o aluguel também tem sido alvo de grandes lucros, especialmente com a prática da locação por temporada. Nessa categoria, por exemplo, você pode cobrar em três ou quatro dias o equivalente a um mês inteiro do inquilinato tradicional.

Para confirmar a importância desse mercado, de acordo com o índice FIPEZAP, houve aumento de 4,64% nas locações de janeiro a novembro do ano passado. Ou seja, também é um hábito que está em alta.

Confira suas vantagens:

  • Garantia de uma renda fixa mensal, no caso de alugar por contrato;

  • Redução de custos com o imóvel, pois as responsabilidades passam para o inquilino, na mesma situação acima. Então, condomínio, luz e gás, por exemplo, saem da sua lista de despesas;

  • Para aluguel por temporada, os lucros são altos em um curto período;

  • Da mesma forma, nos dois existe liberdade para negociação do valor;

  • Liberdade para locação em dias desejados pelo proprietário, especialmente quando o patrimônio não estiver em uso (para inquilinato temporário).

E aí, vender ou alugar? Qual tem mais a ver com os seus objetivos? Agora, com certeza ficou mais fácil decidir o que fazer. Boa escolha e aproveite seus lucros com sabedoria!

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis