Categorias: Como embalar seus itens Decoração

Transportar obras de arte: 5 dicas e cuidados

Se você gosta de decoração, talvez precise transportar obras de arte quando resolver mudar ou adquirir novas. Por isso, nas próximas linhas você confere 5 dicas e cuidados que precisa ter nesse momento para garantir a integridade dos seus pertences.

1) Plástico-bolha, essencial para transportar obras de arte

Em primeiro lugar, não economize na compra de plástico-bolha. Assim como ele é útil para a proteção de móveis em uma mudança, também é essencial nesse tipo de transporte. Passe-o em volta de toda peça, reforçando a proteção em quinas e bordas, mais de uma vez. Depois, passe fita adesiva transparente e grossa em volta para fixar. Não aperte!

2) Adquira caixas de madeira

Na sequência, invista em caixas de madeira de tamanho adequado para transportar obras de arte. Assim, elas são as mais indicadas por sua resistência e darão a proteção que o objeto precisa.

3) Para transportar obras de arte é preciso ancoragem

Da mesma maneira que se deve ter cuidado com o posicionamento da caixa dentro do caminhão, que é sempre vertical, é preciso ficar atento aos pontos de ancoragem. Eles são áreas que fixam melhor o objeto no transporte, evitando que ele se desloque em curvas, buracos ou ondulações na pista.

4) Fique atento ao veículo que será usado

De acordo com especialistas, o ideal para transportar obras de arte é ter veículos climatizados e com suspensão a ar. Dessa forma, pesquise por empresas especializadas e confirme se eles oferecem esses itens. Além disso, cheque com os responsáveis questões como:

  • Seguros oferecidos;

  • Possibilidade de içamento, indicado para obras muito grandes e pesadas;

  • Materiais de proteção, já que em alguns casos eles são oferecidos pela companhia.

5) Fale com um especialista para transportar obras de arte

Por fim, embora as orientações acima tendam a se aplicar ao transporte da maioria das peças, o recomendado é falar com um especialista. Somente ele poderá te orientar quanto a forma certa de embalar o item.

Lembre-se que dependendo do tempo de trajeto e da fragilidade da obra, nem sempre ela poderá ser armazenada em caixas ou ficar abafada. Portanto, tenha esse cuidado também na sua pesquisa pela empresa ideal.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis