O que fazer antes de se mudar: confira a lista

Você resolveu ir para uma casa nova, mas não faz ideia do que fazer antes de se mudar? Calma, que nas próximas linhas você terá acesso aos principais pontos de atenção e poderá se organizar cada etapa sem atropelos. Afinal, planejamento é tudo quando o assunto é mudança. Confira!

1) Número um do que fazer antes de se mudar: vistorie o novo endereço

O que fazer antes de se mudar_vistorie

Em primeiro lugar na lista do que fazer antes de se mudar deve estar uma vistoria completa no novo imóvel. Essa é a hora perfeita para tirar medidas, verificar o que precisa de reparos e começar a planejar sua mudança e até listar o que tem que comprar.

2) Separe o que vai doar

Voltou para a casa antiga? Então, aproveite que está na expectativa e já comece a separar aquilo que não quer mais. Dessa forma, você pratica o desapego e doa o que estiver em bom estado para quem precisa.

3) Contrate a transportadora

Da mesma maneira que é importante vistoriar a casa nova, é fundamental já ter a transportadora acertada quando fechar a data da mudança. O recomendado é com no mínimo 30 dias de antecedência. Afinal, você não pode correr o risco de ficar pra cima da hora e não conseguir vaga.

Lembre-se de comunicar os prédios (antigo e novo) sobre o dia e checar horários disponíveis para a chegada do caminhão. Na sua lista do que fazer antes de se mudar devem estar os dados de disponibilidade e regras dos dois edifícios ou condomínios.

4) Comece a encaixotar seus pertences: importantíssimo na lista do que fazer antes de se mudar

O que fazer antes de se mudar_encaixotar

Embora você possa pensar que esse é um processo que dá muito trabalho, com organização ele fica mais fácil. Compre os materiais necessários, como caixas de papelão, plástico-bolha e fita adesiva e encaixote os pertences de um cômodo por vez. Assim, você não se esquece de nada. Comece pelo menos 30 dias antes de ir para o novo endereço, indo do que usa menos para o que usa mais.

5) Transferir ou cancelar serviços

Na sequência, anote todas as operadoras e empresas com as quais tem serviços contratados para avisá-las sobre a alteração de localização. O que fazer antes da mudança inclui transferir ou cancelar essas contratações com critério. Portanto, deixe o que é mais importante ou usado por último, como internet, TV a cabo, luz e gás.

6) Avise sobre o dia da mudança

Além de comunicar as empresas parceiras, você deve avisar a familiares, colegas de trabalho, amigos, entre outros, sobre a sua alteração de endereço. Não se esqueça de anotar o nome de todos na sua lista do que fazer antes de se mudar, assim como a escola das crianças e outras atividades extracurriculares que você tenha cadastro e que possam ser impactados pela mudança.

7) Limpe a casa nova

O que fazer antes de se mudar_limpe

Por fim, pelo menos uma semana antes de se mudar, dê uma geral na limpeza da casa nova. Comece pelo teto, passe pelas paredes e janelas e finalize pelo chão. Faça um ambiente por vez. Com esse cuidado, você garante sua chegada com menos coisas para fazer, mais conforto e livre de bactérias e fungos que poderiam prejudicar a sua saúde, especialmente em imóveis mais antigos ou que estavam fechados por muito tempo.