O que é automação residencial e 10 formas de usá-la

Advertisement

Que a tecnologia chegou para ficar não tem discussão. Dessa forma, uma prova disso está no entendimento sobre o que é automação residencial e como ela pode ser usada para melhorar e facilitar a rotina.

Afinal, com uma vida cada vez mais corrida, conhecer esse conceito e sua aplicação prática faz toda a diferença. Boa leitura!

O que é automação residencial

Em primeiro lugar, saber o que é automação residencial começa pela compreensão do processo tecnológico por trás do conceito. Assim, saiba que através de sistemas, é possível agendar ou realizar automaticamente diversas atividades.

Sejam complexas ou mais simples, essas plataformas se adaptam a necessidades variadas, já que podem ter seu funcionamento personalizado.

Geralmente, a automatização é feita por dispositivos diversos conectados à internet e que podem ser comandados à distância. Tablets e smartphones, por exemplo, poderão ser acionados por voz ou apps para comandar ações cotidianas.

Sendo assim, entender o que é automação residencial leva em consideração esse conceito inicial, mas também o de conforto.

Afinal, ter mais facilidade e rapidez para executar tarefas domésticas ou poder controlar remotamente diversos aspectos da residência, por exemplo, são essenciais na rotina corrida de hoje. Inclusive, para a segurança.

Agora que você entendeu o que é automação residencial, conheça 10 formas de usá-la

Então, depois de conhecer o conceito do que é automação residencial, na sequência você conhece 10 situações e equipamentos onde ela pode ser aplicada:

  1. Ligar e desligar luzes;

  2. Abrir ou fechar cortinas;

  3. Funcionamento do ar condicionado, inclusive controlar sua temperatura;

  4. Câmeras de segurança;

  5. Acionar ou desativar funções como alarmes, câmeras e irrigadores, por exemplo;

  6. Sensores de presença;

  7. Som ambiente;

  8. Sistema de calefação;

  9. Detectores de fumaça;

  10. Abrir e fechar janelas.

Por fim, além do ganho de tempo e do conforto, vale ressaltar que investir na automação contribui para a economia. Tanto de recursos quanto de dinheiro em si, sendo uma atitude duplamente sustentável.

Por isso, avalie na sua residência onde você pode aplicar o que é automação residencial e comece a mudar a sua rotina!

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis