Como transportar carro para outro país?

Advertisement

Essa é uma necessidade que tem se tornado cada vez mais comum. Então, saber como transportar carro para outro país é essencial especialmente para frotistas. Mas, também para quem vai se mudar para o exterior ou deseja viver uma aventura com seu possante.

Na sequência você poderá conhecer os meios de fazer esse frete e os cuidados que precisa ter para se planejar.

Como transportar carro para outro país: como é feito?

Inicialmente, saiba que existem dois principais modais para fazer esse serviço. São eles:

1) Por avião

Embora ainda seja um recurso em crescimento, já existem no Brasil empresas especializadas no envio de carros por via aérea. Nesse caso, os aviões são equipados com elevadores mecânicos que içam o veículo até a parte interna e o acomodam com toda segurança na área de carga.

Claro que por ser uma possibilidade com entrega mais rápida, exclusiva, tecnológica e nova, é de alto custo. Entretanto, a contratação costuma ser simples, tipo frete ou exclusiva, e a coleta é direta nos principais aeroportos do país.

2) Por navio

Aqui poderão ser usadas algumas opções em como transportar carro para outro país:

  • Container de 20’: no primeiro, o veículo irá sozinho e será lacrado na sua presença. Da mesma forma, ele só poderá ser desembarcado com você autorizando no destino. É mais caro, mas também mais seguro;

  • Container de 40’: o carro irá junto com outros em um espaço maior, mas também fechado. Porém, qualquer um dos proprietários autoriza a abertura do container na chegada;

  • Roll-in e roll-off: é a variável mais barata, mas que pode colocar o carro em risco, pois ele será acomodado no pátio do navio. Ou seja, em ambiente aberto, propício a questões meteorológicas e de fácil acesso a qualquer um;

  • Balsa: comumente usada para curtas distâncias em algumas fronteiras brasileiras. O valor dependerá do local, tamanho do veículo e distância até o destino.

Como transportar carro para outro país: documentos necessários

Por fim, saiba que você precisará ficar muito atento quanto às documentações exigidas para a viagem. Afinal, cada país e fronteira tem sua própria legislação. Geralmente, você precisará de:

  • Cópia das passagens aéreas e do passaporte;

  • Passaporte original;

  • Cópia e original dos documentos do veículo;

  • Autorizações de entrada da aduana do porto de embarque;

  • Packing List, uma liberação da Receita Federal para envio de carga e importação.

Lembre-se que essas são as solicitações básicas. Então, as específicas precisarão ser checadas com o local de destino. Além disso, separe um bom dinheiro e planeje-se, pois o serviço de como transportar carro para outro país pode chegar a levar 40 dias, dependendo do lugar final da viagem.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis