Como se planejar para mudar de cidade

Saber como se planejar para mudar de cidade é o primeiro passo para evitar estresse e dor de cabeça. Se você nunca passou por uma mudança, possivelmente não tem muita ideia da organização que ela demanda. Mas, nas próximas linhas vai poder ficar por dentro do assunto. Confira!

1) Avalie as finanças

Como se planejar para mudar

Primeiramente, se planejar para mudar de cidade requer controle financeiro. Geralmente, se gasta mais com o transporte da mudança, por exemplo, além de, dependendo da região para onde for, os custos de vida serem mais altos.

Coloque em um papel tudo o que precisa e o que tem para gastar. Lembre-se de fazer as contas com folga, pois imprevistos sempre podem ocorrer. Faça os valores médios dos custos de mudar de cidade e dos gastos iniciais que terá na vida nova.

2) Conheça bem a cidade nova

Em segundo lugar em como se planejar para mudar de cidade, é essencial que você conheça bem a região nova. Visite o bairro e vizinhança antes da mudança, verifique comércios, transporte público, serviços de saúde, entre outros que precise na sua rotina. Esse cuidado facilitará muito a sua ambientação.

3) Planeje a chegada

Lembre-se que ao mudar de cidade você precisará já ter na sua casa nova alguns serviços essenciais, como luz. Por isso, anote em um papel o que é fundamental para a sua chegada e já deixe tudo engatilhado. Se não tiver muita noção de onde solicitar tais serviços, converse com a vizinhança ou síndico durante as suas visitas antes da mudança e já pegue as indicações.

4) Deixe tudo pronto para a mudança

Se planejar para mudar de cidade

Por fim, se já definiu o local e fez seu cálculo financeiro, é hora de começar a se planejar para mudar de cidade e deixar tudo pronto para o grande dia. Se ainda não tiver definido para onde quer ir, esse deve ser o segundo passo e então se passa os itens que você viu acima.

Contratar uma empresa de confiança é essencial para garantir que os seus pertences chegarão ao destino em segurança e sem avarias. Pesquise bem e negocie o valor do transporte!

Simultaneamente, entre os cuidados que você precisará ter para deixar tudo pronto para mudar de cidade estão:

  • – Descartar o que não é mais necessário e doar o que não for usar;

  • – Mudar seu endereço em cadastros que possua online e offline, comunicando a data da mudança;

  • – Cancelar ou transferir assinaturas, contas e contratos, como seguros, TV a cabo, luz e internet.

Embora esses sejam cuidados básicos, na correria da mudança muitas pessoas acabam esquecendo esses detalhes. Além disso, cheque se é preciso fazer reparos na casa atual e, se tiver animais domésticos, pense neles na hora de organizar tudo.