Como reduzir a conta de luz pela metade

Como reduzir a conta de luz pela metade

O calor aumenta e com ele os gastos com eletricidade. Por isso, hoje você aprende aqui como reduzir a conta de luz pela metade com algumas atitudes simples. Preparado?

Troque as lâmpadas

Primeiramente, para começar a reduzir a conta de luz pela metade troque as lâmpadas da sua casa ou empresa. As fluorescentes ou de LED são as que menos consomem, chegando a reduzir em até 80% o gasto comparado às incandescentes.

Aproveite a luz natural para reduzir a conta de luz pela metade

Reduzir a conta de luz pela metade_luz natural

Em segundo lugar, mantenha janelas e cortinas abertas durante os horários de pico do sol. Assim, você evita usar a luz elétrica e economiza. Além disso, essa é uma excelente forma de manter a casa fresca durante a noite e arejada.

Substitua os aparelhos de ar-condicionado

A princípio você pode achar que esse é um gasto. Porém, os aparelhos de ar-condicionado modernos são excelentes quando o assunto é reduzir a conta de luz pela metade. Eles possuem uma escala de consumo que tende a reduzir o gasto elétrico em cerca de 40%.

Embora a troca já ofereça essa redução, vale a pena ficar atento também à temperatura. Ares em 23ºC consomem menos, assim como se deve manter janelas e portas fechadas para que o eletro não fique armando e desarmando.

Desligue os eletros quando não estiver usando

Simultaneamente, tirar a TV da tomada, assim como o computador e aparelhos de TV a cabo, é um cuidado que ajuda a reduzir a conta de luz pela metade. Mesmo desligados, os modos de stand-by, comuns nesses aparelhos, continuam consumindo energia.

Evite ficar abrindo e fechando a geladeira 

Reduzir a conta de luz pela metade

Tão importante quanto os pontos acima, está a frequência de abertura da porta da geladeira. Quanto mais você abrir, mais gasto terá. Portanto, para reduzir a conta é preciso reduzir o abre e fecha.

Assim como, é essencial checar se a borracha de vedação da porta está funcional. Caso ela tenha alguma brecha, a geladeira precisa trabalhar mais para refrigerar, consumindo mais. Coloque uma folha de papel na borracha e tente puxá-la. Se sair com facilidade, provavelmente a borracha está frouxa.

Use o chuveiro elétrico no modo verão

Por fim, esse é outro item que costuma consumir bastante energia, especialmente para quem gosta de banho demorado. No modo verão ele reduz o gasto elétrico, mantendo a água em temperatura agradável. Lembre-se que o uso moderado, além de ajudar a reduzir a conta de luz pela metade, ainda economiza água, um recurso natural que precisa ser preservado.