Carta de mudança de endereço residencial (modelos)

Tanto a declaração quanto a carta de mudança de endereço residencial têm como objetivo comunicar que você vai se mudar ou já mudou. Dessa forma, todos que convivem com você saberão da alteração e terão acesso aos seus novos dados. Afinal, manter seus cadastros atualizados é a melhor maneira de evitar mais dores de cabeça nesse momento. Veja abaixo detalhes do assunto e dois modelos para você usar.

Modelos de carta de mudança de endereço residencial

Carta de mudança de endereço residencial_modelo

Primeiramente saiba que o nível de detalhamento da sua carta de mudança de endereço residencial deve ser proporcional à importância do destinatário. Por isso, aqui serão apresentados dois modelos, um formal e outro mais informal.

Atualização de endereço formal

É mais usada para bancos, sindicatos, lojas, órgãos públicos, operadoras de serviços, entre outros. Ela deve seguir o esquema abaixo e ser enviada junto com um comprovante do novo domicílio:

“Comunico por meio desta à (nome da empresa ou entidade), que eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito (a) no CPF nº (informar) e no RG nº (informar), me encontro residindo em novo endereço: (rua), nº (informar) – (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) – (UF).

Solicito, assim, a atualização de meu cadastro conforme o endereço acima mencionado, apresentando ainda o comprovante anexo.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome)”

Atualização de endereço informal

Já o modelo de carta de mudança de endereço residencial informal é ideal para pessoas próximas. Se for usá-la para o trabalho, por exemplo, lembre-se de questionar sobre a necessidade de anexar o novo comprovante. Confira o modelo:

“Comunico para os devidos fins que atualmente resido na (rua ou avenida), nº (informar) – (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) – (UF).

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome) e CPF nº (informar – se necessário)”

Tipo de carta de mudança de endereço residencial e de envio

Carta de mudança de endereço residencial_envelope

Por fim, a carta de mudança de endereço residencial pode ser feita de duas maneiras: digital ou de próprio punho. A forma de comunicação e envio que você vai escolher, assim como o nível de formalidade, dependerá diretamente do destinatário.

Para empresas, por exemplo, o melhor é fazer uma carta formal, enviada pelos Correios, pode ser impressa ou escrita. Já para amigos e familiares, por exemplo, uma versão informal e digital, anexada por e-mail ou até em aplicativos de mensagem, é o suficiente.

Avalie cada um que precisa comunicar, coloque o nome em uma lista e defina qual o melhor para aquela situação. Essa também é a maneira mais indicada para evitar esquecimentos.