Categorias: Imóveis

Antes de alugar um imóvel pela primeira vez leia estas 5 dicas!

Existe uma série de cuidados que você precisa ter antes de alugar um imóvel pela primeira vez. Afinal, esse é um momento de grande expectativa e a ansiedade pode acabar atrapalhando. Confira abaixo 5 dicas cruciais para fazer uma boa escolha!

1) Antes de alugar um imóvel pela primeira vez estipule o quanto pode gastar

Primeiramente, para escolher um apartamento ou casa você precisa saber o quanto tem disponível para investir no aluguel. Assim, lembre-se que, além do valor mensal a ser pago, você precisará manter as contas da residência em dia. Anote tudo em um papel, sempre com estimativas para cima. Depois, é começar a pesquisar oportunidades dentro desse teto estabelecido.

2) Pesquise com calma

Em segundo lugar, não feche negócio no primeiro imóvel que gostar. Dessa forma, pesquise bastante as opções disponíveis antes de alugar um imóvel pela primeira vez.

Visite vários patrimônios, analise as condições do bem, verifique as facilidades no entorno, entre outros itens que façam a diferença na rotina, como quantidade de quartos, andar e infraestrutura oferecida.

3) Fique atento à documentação

Na sequência, antes de alugar um imóvel pela primeira vez você precisa checar a documentação. Ela envolve:

  • Os documentos que você precisa apresentar para o aluguel;

  • O contrato e proposta de locação;

  • Os recibos de pagamentos de obrigações do locador e do locatário.

4) Solicite a vistoria documentada

Da mesma forma, tenha cuidado com o recebimento do imóvel. O ideal é solicitar a chamada vistoria documentada, onde serão relatados os detalhes do estado em que o patrimônio está sendo entregue ao inquilino. Inclusive, esse é um direito seu, já que qualquer dano identificado ao final do contrato, por lei, é de responsabilidade de quem locou.

5) Não esqueça dos reajustes antes de alugar um imóvel pela primeira vez

Por fim, anualmente, o valor pago pela locação pode sofrer um reajuste. Geralmente, ele segue a inflação da moeda corrente. Da mesma forma, o locador ou locatário podem pedir a revisão desse montante acertado a cada três anos.

Comumente, as partes entram em um acordo quanto ao aluguel e tudo segue sem problemas. Porém, é bom checar o que está previsto ou costuma ser feito antes de alugar um imóvel pela primeira vez. Inclusive, se o apartamento for em condomínio, informe-se também sobre como funcionam os aumentos do valor pago para a cota condominial.

Assim, ficando bem informando, checando obrigações e direitos e negociando com sabedoria, você não terá motivos para se aborrecer nesse processo! Então, faça a sua parte!

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis