10 maiores cidades de São Paulo

À primeira vista é impossível negar a grandiosidade do estado de São Paulo. Afinal, lá moram mais de 44 milhões de pessoas. Mas, você conhece as 10 maiores cidades de São Paulo SP, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Não?! Então, confira as próximas linhas!

1º) São Paulo

10 maiores cidade de São Paulo - São Paulo

Primeiramente, está a capital: São Paulo Sp. Por lá, são mais de 12 milhões de habitantes. Indústria, comércio, serviços e construção civil são os principais motores econômicos. Entre seus pontos principais estão teatros, parques, museus, gastronomia e lazer variados e, claro, a diversidade cultural e populacional.

2º) Guarulhos

Em segundo lugar entre as maiores cidades de São Paulo, a região é muito conhecida pela presença do aeroporto internacional. Por lá moram mais de 1,3 milhão de pessoas. A distância da capital é de apenas 17 km e ocupa uma área de 431 km².

3º) Campinas

Na sequência está Campinas, com seus quase 1,2 milhão de habitantes. A cidade tem 407 km² de área rural e 796 km² de extensão total. É lá que fica o famoso parque de diversões Hopi Hari, o Parque Portugal e o Bosque dos Jequitibás.

4º) São Bernardo do Campo

Ocupando o quarto lugar no ranking das maiores cidades de São Paulo, SBC conta com mais de 833 mil moradores. Embora parques, zoológicos, bibliotecas e teatros sejam alguns dos seus grandes chamarizes, o que chama atenção mesmo é a tranquilidade e a infraestrutura completa.

5º) Santo André

Vizinha de São Bernardo do Campo, a cidade tem 716.109 habitantes, segundo o IBGE. Suas áreas verdes chamam atenção pela diversidade de opções de lazer. Além dos parques, a região abriga parte do patrimônio histórico de São Paulo, muitas opções de música, lazer e gastronomia, universidades e até um estádio de futebol.

 6º) São José dos Campos

10 maiores cidade de São Paulo - São José dos Campos

Tão grande quanto Santo André é São José dos Campos. A sexta na lista de maiores cidades de São Paulo tem mais de 713 mil moradores. Inclusive, por lá se encontra a união da cultura, tradição e tecnologia, sendo considerada uma das cidades inteligentes do estado. É o principal município do Vale do Paraíba e um dos mais importantes polos aeronáutico e aeroespacial da América Latina.

7º) Osasco

10 maiores cidade de São Paulo - Osasco

Simultaneamente, Osasco tem quase 697 mil habitantes que se espalham pelo perímetro urbano. Entre seus atrativos estão shoppings, parques (inclusive para pets), borboletário e museus. Além disso, não faltam opções gastronômicas.

8º) Ribeirão Preto

Em seus 650 km² de extensão, a oitava no ranking das maiores cidades de São Paulo, conta com mais de 694 mil pessoas. Além disso, Ribeirão Preto ocupa o 16º lugar do ranking IPC Maps, que analisa o potencial de consumo de todos os municípios brasileiros. Prova da sua infraestrutura completa e de seus atrativos.

9º) Sorocaba

Orquestra de Violas, Biblioteca Municipal, Barracão Cultural, Cine Estação e teatros são algumas das atrações culturais que mais de 671 mil moradores podem aproveitar em Sorocaba.  Ao mesmo tempo em que o lazer marca a cidade, a economia por lá anda muito bem, a infraestrutura é completa e seu potencial de crescimento segue em alta.

10º) Mauá

Por fim, a última da lista de maiores cidades de São Paulo. Com mais de 468 mil habitantes, Mauá pertence à região do ABC Paulista e tem diversos atrativos. Então, parques de diversão, cinemas, museus, clubes de golf, cartôdromos, zoológicos, estádios e piscinas públicas são apenas algumas das opções de lazer.