Melhor época para vender um imóvel existe?

Muitas pessoas se perguntam: qual é a melhor época para vender um imóvel. Mas, será que realmente existe um mês ou período do ano mais propenso à negociação?

Afinal, existem muitas variáveis nesse momento, como a situação da economia do país e particularidades do público interessado no seu bem, por exemplo.

Nas próximas linhas, você descobrirá o que fazer para tomar boas decisões dentro desse contexto. Boa leitura!

O que considerar para avaliar a melhor época para vender um imóvel

Melhor época para vender um imóvel_considere

Em primeiro lugar, como falado anteriormente, existe uma série de fatores que são essenciais nessa definição. Por isso, como proprietário, você deve ficar atento ao seguinte:

  • Valorização: se a região está em alta, considere como um indicativo da melhor época para vender um imóvel, pois o mercado imobiliário é mutável. Geralmente, o pico de valorização ocorre uma única vez;

  • Necessidade de reinvestimento: outro ponto está nos seus planos. Se você pretende utilizar o valor da venda para reinvestir, a rentabilidade te dará essa segurança. Pode ser a hora certa para você negociar;

  • Fator econômico: no Brasil, desde 2014, o país passa por uma crise econômica, o que influencia também o mercado de imóveis. Por isso, é preciso acompanhar a economia e aproveitar os momentos de aquecimento do setor;

  • Questões locais: muitas vezes, a construção de um novo empreendimento ou alguma mudança no bairro, por exemplo, elevam o valor do bem. Consequentemente, criam uma melhor época para vender um imóvel. Portanto, fique de olho nesses aspectos também.

Mas, afinal existe ou não uma melhor época para vender um imóvel

Bom, tenha cautela nesse ponto. Afinal, o que vale mais a pena é observar as questões apontadas acima e decidir vender com base nelas.

Entretanto, muitos especialistas do mercado e imobiliárias indicam que os meses de dezembro e janeiro costumam ter alta procura.

Talvez isso ocorra pelo recebimento do 13º salário, das férias ou pela virada de ano e a busca por novas metas. Mas, certeza mesmo você terá acompanhando a valorização, as mudanças no bairro e os demais pontos levantados.

Portanto, fique sempre atento e tenha em mente que a melhor época para vender um imóvel tem que ter a ver também com as suas necessidades.