Como fazer um carreto com meu carro?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem regras específicas para transportes que sejam feitos em veículos de passeio. Por isso, se sua dúvida é sobre como fazer um carreto com meu carro, chegou ao lugar certo. Nas próximas linhas você verifica os principais pontos desse assunto.

Permissões e proibições sobre como fazer um carreto com meu carro

O primeiro ponto é sempre o cuidado com as dimensões dos itens que serão transportados. Você nunca poderá ter pontas ou objetos saindo pelas janelas ou porta-malas, por exemplo.

O mesmo vale para o que é levado no teto do veículo, que deve respeitar o comprimento do carro. Já quanto à altura, o limite de ultrapassagem é de 50 cm.

Não respeitar os pontos acima, é considerado infração grave, com multa e perda de pontos na carteira.

Em segundo lugar, o peso também deve estar na sua lista de preocupações em como fazer um carreto com meu carro. Afinal, cada modelo de veículo possui em seu manual do proprietário o limite indicado. Respeite-o, pois senão os prejuízos podem ser grandes na manutenção, além de aumentar o risco de acidentes.

Como fazer um carreto no meu carro: o que pode ser levado

Embora, essa seja uma dúvida comum, só existe uma restrição nesse caso: cargas perigosas. Entram aqui medicamentos, produtos tóxicos, corrosivos, explosivos, entre outros.

Isso ocorre devido ao fato de, por lei, elas exigirem medidas específicas, além de documentações diferenciadas. Da mesma maneira, veículos próprios e adaptados serão cobrados.

Atenção: todos os vidros do carro deverão estar livres e nenhum objeto deve tampar a visão do motorista. Isso também dá multa. Então, leia o CTB para mais informações!

Como fazer um carreto com meu carro para terceiros

Por fim, muitas pessoas hoje procuram uma forma de ganhar uma renda extra e podem ver nesse serviço uma opção. Para isso, você precisa seguir as instruções que viu acima e seguir a legislação vigente, no caso de carteira de motorista profissional.

Quanto aos valores que você poderá cobrar, eles variam de R$ 80,00 a R$ 100,00 para carro de passeio. Entretanto, se você tiver um utilitário ou minivan, poderá pegar serviços maiores e cobrar mais. Inclusive, terá a possibilidade de fazer frete para lojas.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis