Categorias: Cidades

10 maiores cidades da Bahia em população

Todos os anos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levanta quais são as maiores cidades da Bahia. Abaixo, você confere a lista das primeiras 10, de acordo com a pesquisa de estimativas populacionais para 2019.

1) Salvador – a principal das maiores cidades da Bahia

Em primeiro lugar só podia estar a capital, com mais de 2,8 milhões de moradores. Por lá, se encontra diversidade, história, praias e, claro, alguns dos pontos turísticos mais famosos do estado. Por exemplo, o Pelourinho e o Farol da Barra.

2) Feira de Santana

Distante pouco mais de 100 km de Salvador, o local tem cerca de 609 mil habitantes. Assim, o “Portal do Sertão” recebe o título de principal centro urbano do interior, rico em escolas, indústrias, cultura e comércio.

3) Vitória da Conquista

Em terceiro lugar, vem a região considerada como a quinta maior cidade do interior do Nordeste. Com 338.885 pessoas que moram por lá, o local tem infraestrutura completa de lazer, trabalho, transporte público e saúde. Portanto, não podia estar de fora da lista das 10 maiores cidades da Bahia.

4) Camaçari

Por ser distante apenas 50 km da capital, a região se tornou um polo industrial, tendo papel crucial na economia do estado. Ao todo, estima-se que 293.723 baianos habitem seus 759.802 km².

5) Juazeiro – mais uma das maiores cidades da Bahia

Embora fique distante de Salvador, Juazeiro está entre duas cidades importantes: Petrolina e Sobradinho. Inclusive, pela proximidade com o aeroporto de Petrolina, se tornou uma região desenvolvida e com mais de 215.183 habitantes.

6) Itabuna

Uma vez que fica localizada no sul, fica perto de áreas litorâneas como Ilhéus, o que a torna atraente para quem quer unir trabalho e lazer. Da mesma forma que é uma das maiores cidades da Bahia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a considerou como a terceira melhor em Índice de Desenvolvimento Humano. Moradores estimados: 212.740.

7) Lauro de Freitas

Com pouco mais de 195 mil habitantes, o local une a praia e o turismo à estrutura completa de uma metrópole. Por sua proximidade da capital, é considerada parte da Região Metropolitana e tem mais de 57 km² de extensão.

8) Ilhéus – turismo forte em uma das maiores cidades da Bahia

Assim como acontece com Itabuna, Ilhéus é uma das maiores cidades da Bahia, especificamente do sul do estado. Por lá moram mais de 164 mil pessoas, que usufruem da história de Jorge Amado, da praia e dos famosos quitutes baianos.

9) Teixeira de Freitas

Apesar de ficar mais de 800 km distante de Salvador, Teixeira de Freitas não para de crescer. Com toda a estrutura de grandes metrópoles, é um dos locais que mais tem aumento de população na Bahia. Em 2019, a estimativa é de mais de 158 mil moradores, um número que cresceu 85% nos últimos 25 anos.

10) Jequié – a última das maiores cidades da Bahia

Por fim, mas tão importante quanto as áreas apresentadas anteriormente, Jequié é conhecida como a “Chicago Baiana” e foi a capital do estado em 1911. Sua população supera a marca de 155 mil pessoas.

Pedir orçamento de mudança ou carreto grátis