O Brasil está entrando em uma nova fase na produção e distribuição de combustíveis. Depois da gasolina E22 e E100 (etanol), agora é a vez do diesel S50. O novo combustível é produzido pela Petrobrás e distribuído inicialmente em 800 postos. Os demais continuarão vendendo o diesel S500 e S1800, este último em regiões muito distantes e para uso Rural. O diesel S50 tem apenas 50 partes por milhão de enxofre, nível que reduz em 80% a emissão de particulados e 60% de óxido de nitrogênio. Ele passa a ser obrigatório para uso em caminhões, picapes, ônibus e outros veículos diesel a partir de 2012. Estes utilizam duas novas tecnologias: EGR (recirculação de gases de exaustão) e SCR (redução catalítica seletiva). Para esta última, é necessário o uso de aditivo à base de ureia, o famoso ARLA 32 ou Flua Petrobrás. A tecnologia SCR está presente em alguns tipos de caminhões e ônibus pesados. Já os demais, incluindo as picapes lançadas recentemente e as futuras, bem como SUV e vans, utilizam a tecnologia EGR. Assim, atendem ao padrão de emissões Proconve 7. O diesel S50 pode ser utilizado em veículos antigos, bem como os novos podem utilizar o diesel velho. Claro, existe um prejuízo nesse caso, visto que o diesel S50 reduz as emissões de particulados e fumaça branca, podendo assim reprovar o veículo em inspeção. Além disso, o diesel S50 melhora a partida a frio, diminui a formação de depósitos na câmara de combustão e reduz a contaminação do lubrificante. Esse novo diesel ainda possui 5% de biodiesel em sua composição. Depois do diesel S50, o próximo passo será a introdução do diesel S10, equivalente ao vendido na Europa. Dessa forma, seria benéfico para o mercado e o meio ambiente, a liberação de automóveis diesel no país. No mercado, a procura pelo diesel S50 ainda não está sendo tão alto quanto o esperado, visto que o novo combustível é 10% mais caro que o diesel S500/S1800, e ainda há poucos postos que o comercializam. No entanto, essa ampliação da oferta no mercado será gradativa e logo uma boa parte do mercado já estará utilizando o diesel S50. Depois do diesel S50 e S10, seria interessante o governo adotar também uma nova gasolina. Afinal, a atual tem "apenas" 1.000 partes por milhão de enxofre! Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/diesel-s50-e-os-novos-motores-no-brasil/
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