Checklist/Calendário passo a passo para sua Mudança Residencial





Quando vamos fazer compras no mercado, uma das coisas mais importantes é fazer uma lista das coisas que precisamos comprar. Com nosso pouco tempo e com nossa cabeça que está sempre focada em coisas que ainda nem aconteceram, esquecer-se da caixa de sabão em pó é fato se não houver uma lista.

Mudar de casa é algo que requer muito mais planejamento e organização do que apenas ir ao mercado. Uma lista é imprescindível para não esquecermos de todos os passos que precisamos cumprir para que a mudança seja um sucesso.

Por isso, aqui vai uma lista de coisas para fazer 30 dias antes da mudança até o dia da mudança:

30 dias antes:

Não pechinche e não invente. Contrate uma empresa experiente e que se encaixe em suas necessidades e no seu bolso.
Quer economizar? Pegue caixas de papelão no mercado e embale você mesmo. Nem pense em alugar um reboque e fazer você mesmo a mudança porque o prejuízo pode ser enorme. Aqui no Guia de Mudanças você preenche um orçamento com todos os dados de sua mudança e, no mesmo dia, recebe cotações de várias empresas. Você pode comparar os valores e os serviços e escolher o melhor para você.



25 dias antes:

Estoque materiais. Pense em todas as coisas que você vai levar para saber a quantidade de caixas e os tamanhos. Além das caixas, é necessário comprar fita adesiva, para fechar as caixas, e embalagens especiais, para aqueles objetos frágeis. Você pode comprar plástico bolha, papel manilha, papel kraft ou usar jornais para objetos como louças, vasos, quadros, etc.



20 dias antes:

Deixar o passado para trás. Tem roupas no seu armário que estão paradas há anos? Separe todas e faça doações a quem precisa. Essas roupas só serão um peso a mais na mudança e não te servirão de nada. Brinquedos e móveis não usados também devem ser doados.

15 dias antes:

Embale com antecedência. Para evitar stress e esquecer algumas coisas importantes, comece a embalar seus objetos algumas semanas antes do grande dia. Monte as caixas e comece a embalar as coisas que você não vai precisar por enquanto. É comum em mudanças encontrar a caixa de talheres e pratos no quarto. Evitar isso é fácil embalando por cômodo e escrevendo em cada caixa o nome do ambiente.

As roupas você pode colocar em malas de viagens e levá-las em seu carro. Isso deixará mais espaço no caminhão para colocar as coisas que são realmente necessárias.

Coloque em cada caixa números de 1 a 3 (sendo 1 pouca prioridade e 3 grande prioridade). Assim, quando estiver na nova casa será mais fácil discernir o que desembalar com mais rapidez. Deixe as caixas abertas e feche-as somente faltando 4 dias para a mudança Outra coisa interessante de se fazer, são recortes nas caixas mais leves para que formem uma “alça”. Isso facilitará no transporte.





10 dias antes:

Mudar endereços. Solicitar o desligamento e transferência da TV a cabo, do telefone e internet para não ficar sem esses serviços tão importantes hoje em dia. Não deixe, também, de alterar os endereços de correspondências como banco, plano de saúde e assinaturas de revistas e jornais, para que cheguem ao local certo. Pagar multa porque a conta não chegou ao destino certo na data é um desperdício de dinheiro que ninguém quer ter.


9 dias antes:

Caso tenha crianças ou animais de estimação, veja com parentes e amigos se alguém pode cuidar deles durante a mudança. Esse período já é difícil e com eles pode ser pior para organizar tudo.




8 dias antes:

Separe coisas importantes e de valor. Joias, passaportes, documentos, talões de cheque, dinheiro e etc, tudo deve ser levado com você para evitar transtornos. Coloque em uma caixa separada, escreva “levar no carro” e no dia, leve você mesmo. Caso tenha um cofre, guarde tudo nele para o transporte.



7 dias antes:

Kit sobrevivência. Faltando um semana para mudar, separe as coisas que serão necessárias para usar enquanto a casa ainda estiver uma bagunça. Separe um kit com utensílios de cozinha e limpeza, como papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas e pratos. Assim, facilita seus primeiros dias, enquanto a casa está sendo organizada.

6 dias antes:

Não se esqueça de verificar os horários para mudanças caso more ou vá mudar para condomínio. Notifique o responsável e não deixe para última hora. Chegar com o caminhão cheio de coisas para descarregar e não ser o horário certo pode lhe gerar custos extras por falta de organização.

5 dias antes:

Mande seus cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. Já que a casa é nova, nada mais justo do que estar tudo limpinho e parecendo novo. Deitar-se numa cama com um edredom cheiroso e limpo é uma sensação maravilhosa após dias de stress.



4 dias antes:

Verifique todas as caixas para ver se as etiquetas de cômodo e prioridade estão corretas. Veja se o peso dos objetos está de acordo com a caixa para que a caixa não rasgue no caminhão.



3 dias antes:

Defina as responsabilidades de cada membro da família. Se necessário, busque ajuda de amigos ou de sua diarista. Ao final da mudança, você pode dar uma gratificação à eles, como um móvel que não será mais usado ou um eletrodoméstico. Caso não haja, ofereça um jantar quando a nova casa estiver organizada. É sempre bom agradecer, mesmo que com pequenos gestos, quem nos ajuda.

2 dias antes:

Desligue a geladeira e o freezer. Deixe as portas abertas para que degelem e, após isso, passe um pano limpo para secá-los totalmente. Isso evita o mofo em seus eletrodomésticos. Depois é só embalar com cuidado para não sofrerem avarias durante a mudança.



1 dia antes:

Desligue todos os aparelhos eletrônicos para que eles estejam todos em temperatura ambiente no dia da mudança. Alguns aparelhos podem ficar muito quentes quando estão em uso. Antes de guardar os aparelhos, tire uma foto dos fios conectados à ele para saber depois a ordem de todos. São tantos fios que acabamos nos confundindo quanto o lugar de cada.







Espero que tenham gostado! Deixe um comentário...ou compartilhe!